Saturday, October 10, 2015

HUGH JACKMAN COMPLETA 47 ANOS E NÓS CELEBRAMOS COM SEUS MELHORES FILMES

por Chico Marques


O ator australiano Hugh Jackman completa 47 anos de idade no próximo dia 12 de Outubro. 

Caçula de cinco irmãos e filho de pais ingleses, Hugh Jackman se formou em Jornalismo, mas não seguiu carreira. Pegou uma curva e ingressou na Western Australia Academy of Performing Arts, onde estudou atuação. Logo que se formou, Jackson recebeu um convite para trabalhar na popular série de TV australiana "Correlli", onde conheceu sua mulher Deborra-Lee Furness.

Jackman foi protagonista em alguns filmes australianos até ser convidado para substituir Dougray Scott no papel que marcaria sua carreira para sempre. Ele mergulhou no universo dos quadrinhos Marvel e se tornou o intérprete de Wolverine em "X-Men - O Filme" (2000), onde contracenou com Ian McKellen, Patrick Stewart, Famke Janssen e Halle Berry. A partir daí, Jackman viria a reprisar este personagem em várias outras ocasiões: "X-Men 2" (2003), "X-Men - O Confronto Final" (2006), "X-Men Origens: Wolverine" (2009), "X-Men: Primeira Classe" (2011), "Wolverine: Imortal" (2013) e "X-Men: Dias de um Futuro Esquecido" (2014). 

Paralelo aos filmes da série, Jackman apostou em papéis dos mais diversos gêneros, para que sua carreira não ficasse irremediavelmente ligada à do mutante das garras de adamantium. Jackman apostou também na Broadway, onde veio a receber em 2004 um Tony de Melhor Ator em um Musical por sua performance em "The Boy From Oz".

Mas sua alforria de Wolverine veio mesmo quando fez a ponte entre teatro musical e cinema com a versão cinematográfica de "Les Miserables", da obra de Victor Hugo, e acabou indicado a todos os prêmios mais importantes da Indústria Cinematográfica em 2001. Seu Jean Valjean é simplesmente magnífico.

Celebramos o aniversário de Hugh Jackman resgatando oito de seus filmes menos conhecidos. Em comum entre eles, apenas o fato de estarem todos disponíveis nas estantes da Vídeo Paradiso.



A SENHA SWORDFISH
(Swordfish, 1999, 100 minutos, dir: Dominic Sena) 
O mais perigoso espião do planeta tem por missão coagir um hacker que recentemente saiu da prisão a auxiliar no roubo de US$ 9,5 bilhões de dólares em fundos governamentais. Há um mundo oculto por baixo daquilo que chamamos de ciberespaço, que é protegido por firewalls, senhas e os mais avançados sistemas de segurança. Neste mundo estão escondidos os maiores segredos, as informações mais incriminadoras e, obviamente, muito dinheiro. Este é o mundo de Gabriel Shear (John Travolta), espião carismático e perigoso que deseja financiar ações antiterroristas, pois esta é sua forma de ser patriota e assegurar o american way of life. Mas para isso precisa entrar nesse mundo e conseguir pôr as mãos em fundos ilegais, que se originaram quando o DEA em 1986 fechou uma empresa de fachada. Lá havia 400 milhões de dólares que "ficaram perdidos" e, em quinze anos, se transformaram em 9,5 bilhões de dólares. Para pôr a mão nesse dinheiro precisará de Stanley Jobson (Hugh Jackman), um super-hacker que tem conhecimento e talento para quebrar os sistemas de segurança mais fechados do mundo. Stanley é um dos melhores hackers do planeta, no entanto foi legalmente proibido de se aproximar a menos de 45 metros de uma loja de eletrônicos depois de ter se metido em confusão com operações altamente tecnológicas do FBI de vigilância cibernética. No momento Stanley está morando em um trailer quebrado, não tem dinheiro, está sozinho e sem a maior alegria da sua vida: Holly (Camryn Grimes), sua filha, pois perdeu a guarda no processo de divórcio para sua mulher, que agora está casada com um rico produtor de filmes pornográficos, além de ser uma de suas "atrizes". Ginger (Halle Berry), uma sensual cúmplice de Gabriel, conversa com Stanley e, como sabem que será difícil atraí-lo, Ginger oferece 100 mil dólares para Jobson apenas "bater um papo" com Gabriel, sendo que se não gostar poderá ir embora com o dinheiro, que proporcionará a Stanley recomeçar sua vida e ter Holly novamente. Mas quando Stanley entra no mundo deles percebe que se fizer o serviço ganhará 10 milhões de dólares, mas é uma peça tão básica neste roubo high tech que não tem a opção de dizer não. Mas acaba descobrindo que no submundo digital do crime as aparências realmente enganam.
ALGUÉM COMO VOCÊ
(Someone Like You, 2001, 97 minutos, dir: Tony Goldwyn) 
Jane Goodale (Ashley Judd) está feliz, pois é a produtora de um talk-show de sucesso e está envolvida com Ray Brown (Greg Kinnear), o produtor executivo do programa. Roy parece ser o homem certo para Jane, após ela ter tido vários relacionamentos infelizes, pois Ray está emocionalmente disponível e não teme relacionamentos. Após algumas semanas de um feliz namoro, Ray pede que Jane vá morar com ele. Assim Jane comunica que vai entregar o imóvel aonde mora e o casal procura um apartamento, mas gradativamente Ray se distância e logo diz que quer "dar um tempo". Além de ficar arrasada, Jane terá de entregar seu imóvel em poucos dias e como Eddie Alden (Hugh Jackman), um colega de trabalho, está alugando um quarto ela decide ir morar na casa de Eddie. Desesperada para entender o que aconteceu e superar o trauma causado por Ray, Jane cria a "Teoria da Vaca Velha" para interpretar relações macho-fêmea, comparando o comportamento humano com o bovino. Ela divide esta idéia com Liz (Marisa Tomei), uma amiga, mas os desdobramentos desta idéia terão conseqüências imprevisíveis.
KATE & LEOPOLD
(Kate & Leopold, 2001, 118 minutos, dir: James Mangold)
Leopold Mountbatten (Hugh Jackman) é um duque que vive no século 19 e é trazido para o século 21 pelo seu descendente, Stuart Besser (Jackman novamente), um cientista. Após a confusão inicial, Leopold se aproxima da publicitária Kate McKay (Meg Ryan), ex-namorada de Stuart, e os dois acabam se apaixonando. Uma comédia romântica deliciosa, que merece ser devidamente descoberta.
O GRANDE FURO
(Scoop, 2006, 96 minutos, dir: Woody Allen)
Sondra Pransky (Scarlett Johansson) é uma estudante de jornalismo que está visitando alguns amigos em Londres. Ela vai ao show de mágica de Sidney Waterman (Woody Allen), que a chama ao palco para fazer o truque de desmaterialização. Sondra entra em uma caixa mas, enquanto o truque acontece, surge diante dela o espírito do repórter Joe Strombel (Ian McShane), morto recentemente, que lhe oferece um grande furo: a identidade de um serial killer procurado pela polícia. Ele diz a Sondra que o assassino é Peter Lyman (Hugh Jackman), um aristocrata inglês. Sondra e Sid decidem investigar Lyman, mas ela acaba se apaixonado por ele.
FONTE DA VIDA
(The Fountain, 2006, 96 minutos, dir: Darren Aronofsky)
O filme se inicia com uma citação da bíblia, uma epígrafe relativa à árvore do conhecimento e à árvore da vida. O enredo se desenvolve em três épocas, sem uma clara definição de limites entre realidade e ficção. Na Espanha do século XVI, o conquistador Tomas Creo parte para o Novo Mundo em busca da lendária árvore da vida. Nos tempos atuais a mulher do pesquisador Tommy Creo está a morrer de câncer, mas ele procura desesperadamente a cura que pode salvar Izzi. Sua esposa, fascinada pela civilização maia, está escrevendo um manuscrito que conta a história de Tomás Verde e da Rainha Isabel. Uma terceira história une as duas primeiras: no século XXVI, o astronauta Tom finalmente consegue a resposta para as questões fundamentais da existência. O filme integra aspectos relacionados à ciência e ao esoterismo, incluindo diversas referências à concepção de cosmogonia da cultura maia. O astronauta realiza durante sua jornada diversas posturas de meditação associadas às práticas de ioga e Tai Chi Chuan.
OS SUSPEITOS
(Prisoners, 2013, 153 minutos, dir: Denis Villeneuve)
Boston, Estados Unidos. Keller Dover (Hugh Jackman) leva uma vida feliz ao lado da esposa Grace (Maria Bello) e os filhos Ralph (Dylan Minnette) e Anna (Erin Gerasimovich). Um dia, a família visita a casa de Franklin (Terrence Howard) e Nancy Birch (Viola Davis), seus grandes amigos. Sem que eles percebam, a pequena Anna e Joy (Kyla Drew Simmons), filha dos Birch, desaparecem. Desesperadas, as famílias apelam à polícia e logo o caso cai nas mãos do detetive Loki (Jake Gyllenhaal). Não demora muito para que ele prenda Alex (Paul Dano), que fica apenas 48 horas preso devido à ausência de provas contra ele. Alex na verdade tem o QI de uma criança de 10 anos e, por isso, a polícia não acredita que ele esteja envolvido com o desaparecimento. Entretanto, Keller está convicto de que ele tem culpa no cartório e resolve sequestrá-lo para arrancar a verdade dele, custe o que custar.
CHAPPIE
(Chappie, 2015, 120 minutos, dir: Neill Blomkamp)
Em um futuro próximo, a África do Sul decidiu substituir os seus policiais humanos por uma frota de robôs ultra resistentes e dotados de inteligência artificial. O criador destes modelos, o brilhante cientista Deon (Dev Patel), sonha em embutir emoções nos robôs, mas a diretora da empresa de segurança (Sigourney Weaver) desaprova a ideia. Um dia, ele rouba um modelo defeituoso e faz experiências nele, até conseguir criar Chappie (Sharlto Copley), um robô capaz de pensar e aprender por conta própria. Mas Chappie é roubado por um grupo de ladrões que precisa da ajuda para um assalto a banco. Quando Vincent (Hugh Jackman), um engenheiro rival de Deon, decide sabotar as experiências do colega de trabalho, a segurança do país e o futuro de Chappie correm riscos.
PARA MAIORES
(Movie 43, 2013, minutos, vários diretores)
Calvin e seu amigo J.J, postam um vídeo na web, com o intuito de ganhar certa popularidade com uma brincadeira feita por eles, porém, o irmão caçula de Calvin, Baxter, um gênio da informática, resolve fazer uma pegadinha com os dois relacionado ao vídeo. Furioso, Calvin decide junto com seu amigo, se vingar do irmão, e para que a vingança funcione, inventam um filme chamado "Filme 43" (Movie 43), e várias coisas à respeito, para que mantenha o irmão ocupado. Ao desenrolar das histórias e acontecimentos, J.J revela à Baxter que tudo aquilo, era pra ser uma vingança, mais com tudo o que estava envolvido, percebem que o Filme 43, além de realmente existir, não era um filme qualquer. Um desses curtas, com Hugh Jackman e Kate Winslet num restaurante, é absolutamente hilário. Quem nunca viu precisa ver.









No comments:

Post a Comment