Friday, October 23, 2015

"NA PRÓXIMA ACERTO NO CORAÇÃO": DRAMA DE SUSPENSE QUE VAI TIRAR VOCÊ DO SÉRIO.

por Chico Marques


Nem só de comédias de gosto duvidoso é feito o cinema francês atual, felizmente.

"Na Próxima, Acerto No Coração", filme escrito e dirigido por Cédric Anger, é um drama de suspense ambientado nos Anos 70 na região de Oise, na França. Um assassino em série persegue jovens mulheres aleatórias, e leva a Polícia local, que não sabe por onde começar sua investigação, a ter que tomar alguma atitude drástica urgentemente. Designam Franck, um policial tímido e de vida pacata, para investigar o caso, sem saber que, na verdade, ele é o maníaco que está sendo procurado.


Trata-se um uma história verídica, baseada tanto em relatos de jornais quanto num livro reportagem de Yvan Stefanovich. O rosto do assassino é revelado na primeira sequência. Sua profissão, na segunda. Estamos longe, portanto, de um "whodunit" clássico. Uma parte do interesse do filme está na questão "como e quando os outros policiais darão conta de que um de seus colegas é o criminoso". Mas o filme é, antes de mais nada, um estudo de personagem denso e muito intenso. Seu mistério reside tanto na personalidade de Franck quanto na interpretação de Guillaume Canet.

O diretor Cédric Anger acerta na mosca ao não oferecer ao espectador pistas fáceis. Se Franck é um misógino ou um homossexual enrustido, tanto faz. O importante é que ele tem uma noção clara de pecado, pratica o autoflagelo, mas está longe de ser um fanático religioso clássico. Suas dificuldades de relacionamento são difíceis de explicar, na medida em que vem de uma família amorosa e equilibrada e é objeto de desejo de uma bela mulher, interpretada por Ana Girardot.


O grande dilema de "Na Próxima, Acerto no Coração" é optar entre ser um filme de serial killer típico, onde a descoberta do assassino encerra a trama, ou um drama psicológico que privilegia a investigação sobre a personalidade do assassino, que de tão complexa nunca se define por completo. Cédric Anger fica com a segunda opção e acaba acertando na mosca.

Guillaume Canet está impressionante como o psicopata. É um ator primoroso, preciso e sombrio na medida certa, e se empenha em trazer para seu personagem elementos ambíguos que servem para torná-lo ainda mais complexo. Já Ana Girardot, que vem de várias comédias, tanto na TV quanto no cinema, desenvolve um papel curioso onde revela por trás de sua adoração a Franck possíveis distúrbios psicológicos que não chegam a aflorar durante a trama, mas estão presentes na maioria de suas atitudes.


"Na Próxima, Acerto No Coração" é um filme propositadamente antiespetacular. 

Que não pretende agradar aos fãs tradicionalistas do gênero, pois foge das convenções e funciona como um mergulho em águas sombrias, onde você nunca sabe se está perto ou longe do fundo.

Um filme notável, que merece ser visto. 

Confira o trailer e resista se for capaz.



NA PRÓXIMA, ACERTO NO CORAÇÃO 
(La Prochaine Fois Je Viserai Le Coeur, 2014, 111 minutos)

Direção e Roteiro
Cédric Anger

Elenco
Guillaume Canet
Ana Girardot
Jean-Yves Bertoloot
Patrick Azam
Arnaud Henriet
Douglas Attal
Michel Cassagne




No comments:

Post a Comment