O Café Paulista é o mais antigo restaurante de Santos.
Tem nada menos que 104 anos de vida.
Conseguiu resistir bravamente à passagem do tempo, sempre no mesmo endereço, e é, sem sombra de dúvidas, o melhor restaurante do Centro de Santos.
Qual o segredo?
É que o Café Paulista é comandado por Manolo e Antônio, dois ex-garçons da casa em outras épocas, que não medem esforços em manter uma cozinha digna e relevante, além de uma reputação ilibada atrelada ao nome clássico do Restaurante.
O Café Paulista é aberto para a rua e, ao contrário dos restaurantes moderninhos, é deliciosamente barulhento. Tem o barulho que vem do trânsito na Praça, misturado ao barulho das louças e talheres sendo lavados na copa, somados às vozes das pessoas que conversam enquanto devoram salgadinhos -- os camarões empanados e as empadinhas de palmito com camarão são magníficos -- e bebem café no balcão.
A maionese de pescada da casa é um clássico santista. Uma entreda deliciosa.
O cuscuz à paulista regado com molho de frutos do mar é outra maravilha ligeira servida por lá.
Mas o prato que tornou a casa uma referência nacional é a Garoupa à Guanabara, um espeto com o lombo do peixão grelhado com um molho da casa servido sobre um arroz com tomates e palmito. Absolutamente delicioso. Motivo de orgulho para uma cidade com tão poucos diferenciais gastronômicos.
O cardápio do Café Paulista mudou pouco nas últimas décadas.
Para os frequentadores dos dias de trabalho, existe a opção do dia, com cabrito, cordeiro, língua ou fígado de boi -- ítens que devem levar ao desespero os adeptos da cozinha moditerrânea balanceada tão em voga nos dias de hoje, mas fazem a alegria de "old timers" como eu.
Ah, tem feijoada às quartas e sábados. E que feijoada!
E o café de coador da casa, hein? O que é aquilo? Deliciosíssimo...
Teve um Guia Turístico que classificou tempos atrás o Café Paulista como sendo uma espécie de Confeitaria Colombo santista -- talvez pelo fato de ser um dos únicos lugares da cidade que ainda serve geléia de mocotó caseira.
Bobagem.
Conheço bem o cardápio da Confeitaria Colombo, e afirmo sem susto que a comida servida no Café Paulista é melhor.
CAFÉ PAULISTA
Praça Rui Barbosa, 8
Telefone (13) 3219-5550
Aberto de Segunda a Sexta, das 6.30 às 20 horas
Aos Sábados, até às 16h30
Aceita todos os Cartões de Crédito
No comments:
Post a Comment