Saturday, October 17, 2015

O MULTITALENTOSO JON FAVREAU COMPLETA 49 ANOS DE IDADE E NÓS COMEMORAMOS AQUI

por Chico Marques


Se Jon Favreau é hoje um ator, diretor, roteirista e produtor executivo bem sucedido, é porque sempre foi curioso em relação a qualquer aspecto ligado à atividade cinematográfica, e nunca negou fogo em qualquer trabalho que pegou pela frente. Seu pai Charles era franco-canadense e sua mãe Madeleine uma judia novaiorquina do Bronx. 

Metido a engraçadinho desde pequeno, Jon queria ser comediante, e aos 18 anos mudou para Chicago, onde existe uma cena de comediantes ascendentes muito próspera. Foi lá que ficou amigo de Vince Vaughn, que também estava dando seus primeiros passos, e com quem descobriu ter grandes afinidades. A amizade entre os dois fez com que um ajudasse a alavancar a carreira do outro, dividindo a mesma cena em diversos projetos em Hollywood.
Favreau trabalhou como ator em dezenas de filmes e séries de TV ao longo dos últimos anos, com passagens marcantes por "Friends" e "Seinfeld". Mas ficou conhecido como diretor e produtor executivo nos 3 filmes da série "Iron Man", com Robert Downey Jr, e no inusitado faroeste espacial "Cowboys & Aliens", com Daniel Craig. No momento, está terminando para a Disney uma animação sensacional de "Mogli O Menino Lobo", que dirigiu e produziu. Seus trabalhos mais notáveis, no entanto, são os cinco filmes independentes que tiveram seus roteiros assinados por ele. 

Daí, decidimos reunir hoje, às vésperas do aniversário de 49 anos de Favreau esses cinco filmes. Em comum entre eles, apenas o fato de estarem disponíveis nas estantes da Vídeo Paradiso.



CURTINDO A NOITE
(Swingers, 1996, 96 minutos, direção: Doug Liman, roteiro: Jon Favreau)
É a história de Max (Jon Favreau), um comediante que deixa a namorada em Nova York para tentar a sorte como ator em Los Angeles. Seis meses mais tarde, ainda desempregado como ator, ele descobre que não consegue esquecê-la, daí começa a ficar deprimido e não consegue mais correr atrás de trabalho. Daí, seu melhor amigo Trent (Vince Vaughn) e alguns conhecidos, que também estão tentando a sorte como atores na cidade, decidem dar uma sacodida em sua vida social, levando-o para o circuito dos lounges da cidade, que funcionam como clubes sociais para solteiros descolados em busca de aventuras sexuais, na esperança que, assim, ele consiga esquecer o relacionamento de 6 anos que deixou para trás. Heather Graham está linda como uma das frequenteadoras desses lounges. Estreia de Jon Favreau como roteirista, numa comédia bastante original sobre a vida de solteiro em Hollywood, que segue um tom bastante incomum. Vale uma conferida.
CRIME DESORGANIZADO
(Made, 2001, 95 minutos, roteiro e direção: Jon Favreau)
Bobby (Jon Favreau) é um boxeador desconhecido que trabalha como segurança para sua namorada stripper. Mas ele odeia seu trabalho e quer tentar alguma outra coisa na vida. Daí aceita a proposta se seguir para Nova York levando dinheiro sujo para um "lavanderia". Ao lado dele, como companheiro de viagem, segue seu melhor amigo Ricky (Vince Vaughn), um tagarela atrapalhado que viu mais filmes sobre a Máfia do que deveria. Bobby tenta não dar bandeira ao longo da viagem, mas as atitudes de Ricky seguem na contramão o tempo todo, em situações engraçadíssimas. Segunda dobradinha Favreau-Vaughn, mais uma vez muito engraçada e extremamente bem-sucedida.
 
OS PRIMEIROS 20 MILHÕES
(The First 20 Million Is Always de Hardest, 2002, 105 minutos, direção: Mick Jackson, roteiro: Jon Favreau)
Andy Kaspar (Adam Garcia), um marquetólogo bem-sucedido, decide mudar de ramo quando começa a não sentir mais a menor afinidade com os valores que aprendeu com seu pai. Ele então se envolve num projeto para produzir um PC revolucionário que vai custar ao consumidor final apenas 99 dólares. Outros fabricantes se mobilizam para impedir que ele contrate os profissionais que seriam capazes de viabilizar o projeto. Daí, a única saída para Andy é recrutar três sociopatas geniais que até conseguem dar conta do recado, mas se envolvem em confusões terríveis depois disso. Rosario Dawson está uma gracinha como a assistente de Andy. Uma black comedy muito estranha adaptada por Jon Favreau de um romance de sucesso de Po Bronson, um discípulo de Elmore Leonard. Rosario Dawson está uma gracinha, como de hábito.
ENCONTRO DE CASAIS
(Couples Retreat, 2009, 113 minutos, direção: Peter Billingsley, roteiro Jon Favreau) 
Dave (Vince Vaughn) e Ronnie (Malin Akkerman), Jason (Jason Bateman) e Cynthia (Kristen Bell), e Joey (Jon Favreau)  e Lucy (Kristin Davis) são três casais amigos. Antes eram quatro casais, mas Shane (Faizon Love) e Jennifer (Tasha Smith) se divorciaram. Quando Jason e Cynthia anunciam aos amigos que estão pensando em se separar também, pedem aos amigos para unirem-se a eles numa viagem a um resort numa ilha paradisíaca especializada em salvar casamentos. Enquanto todos se divertem, Jason e Cynthia fazem sessões contínuas de terapia com uma psicóloga da Ilha. Mas a programação rígida das atividades da Ilha começa a despertar desavenças nos casais aparentemente saudáveis. Uma ótima idéia, que resulta num filme um tanto quanto incômodo para a maioria dos casais que o assistem. 
CHEF
(Chef, 2014, 114 minutos, roteiro e direção: Jon Favreau)
Carl Casper é um chef de cozinha que adora seu trabalho mas odeia as imposições que o restaurante onde trabalha impoe à sua liberdade criativa. Em consequência de tamanha insatisfação, sua vida familiar entra em colapso e, para piorar, um belo dia, ele perde a cabeça e mete a mão na cara de um crítico de gastronomia que esculhamba com um de seus pratos. O vídeo com a agressão cai no YouTube e sua carreira é arruinada. Daí, sua mulher propoe e ele que recome num food-truck em Miami, ao lado de seu filho Percy e seu amigo Martin. Juntos, eles saem pela America levando idéias originais em pratos rápidos, e com isso descobre que seus ideais gastronomicos e sua família estão muito mais conectados do que imaginava. Um road-movie gastronômico absolutamente original de Favreau, e um triunfo artístico sem igual. Um pequeno grande filme.





No comments:

Post a Comment