Saturday, October 24, 2015

QUEM ACHA QUE UMA REFEIÇÃO RÁPIDA NÃO PODE SER CHARMOSA, NUNCA FOI AO CARMEL



Logo que se chega ao Restaurante Carmel, é natural se sentir meio confuso, já que a casa não tem cardápio. 

Ao invés dele, existe um quadro negro na entrada, onde ficam anotadas as diversas possibilidades à disposição dos clientes naquele dia para montar seu prato. 

Podem ser desde as escolhas mais práticas -- uma carne, um tipo de arroz e acompanhamentos -- até as menos óbvias, dependendo da criatividade de cada um.


A garçonete vem, recolhe o pedido com a composição que você escolheu, e já diz na hora qual será o preço do prato. 

É uma solução simpática aplicada há anos pelos donos da casa, que acaba fazendo do Carmel quase um bistrô.

Na verdade, o Carmel está mais para um Diner refinado, que abre apenas para o almoço  e que há mais de 10 anos trabalha com refeições rápidas e consistentes, tanto no sabor quanto nas porções servidas.


Nos primeiros anos, funcionou numa pequena loja do outro lado da Rua Goitacazes, servindo refeições ligeiras no horário de almoço e permanecendo aberto ao longo do dia como um Café que tinha como diferencial um cardápio com mais de 20 tipos de empadas diferentes.

Mas então, um belo dia, uma corretora de valores tradicional da cidade, que funcionava do outro lado da rua, fechou suas portas, deixando desocupada uma loja 3 ou 4 vezes maior que a onde funcionava o Carmel. 

Foi quando os proprietários do Carmel decidiram atravessar a rua e rever algumas vocações da casa. 

Passaram a abrir apenas para o almoço, de segunda a sábado das 11 da manhã às 4 e meia da tarde. Investiram numa ambientação muito simpática e aconchegante. 

Aumentaram o número de funcionários. mantiveram a simpatia de sempre no atendimento, e voilà! 


Hoje o Carmel não é mais o Café mais descolado do Gonzaga, e virou o Diner mais simpático e com o cardápio mais variado das imediações da Praça da Independência.

No Carmel você pode, por exemplo, optar entre um filé-mignon acebolado, à milanesa ou à cavalo, ou uma pescada-amarela com tarê, alcaparra ou molho de maracujá. 

Dependendo do dia, outros tipos de carne podem surgir no quadro negro da entrada. 

Para acompanhar, várias opções em risoto, vários tipos de arroz, legumes ao vapor, purê de mandioquinha, batata de vários tipos e algumas farofas bem inusitadas. 

Se for dia de arroz integral com lascas de abacaxi, acredite: você é um homem ou uma mulher de sorte, pois é delicioso!

Se for dia de Virado à Paulista, então...


As sobremesas do Carmel são um show à parte. A casa tem sempre Empada de Chocolate e Quiche de Banana com Brigadeiro, além de surpresas eventuais como o delicioso Creme de Abacate e o inebriante Mousse de Maracujá com Chocolate.

A comida sempre chega rápido à mesa. 

A proprietária Roberta, muito simpática, sempre arregaça as mangas quando a casa enche e vira dublê de garçonete quando necessário. 

É ela própria quem providencia flores frescas todo dia pela manhã antes do Restaurante abrir para dar um toque especial às mesas.


Impossível não se sentir muito bem no Restaurante Carmel, nem que seja para uma refeição vapt-vupt.

Aceita cartões de crédito. Possui acesso wireless. É bem ventilado, totalmente aberto para a rua.

RESTAURANTE CARMEL
Rua Goitacazes 19
Gonzaga, Santos SP


Chico Marques é meio gourmet, 
meio comilão inveterado.
E quem não é?


No comments:

Post a Comment