Quem diria que aquele pistoleiro inexpressivo dos anos 1960, que deu lugar ao cowboy do alfalto Dirty Harry dos anos 1970, para então revelar-se um diretor de cinema de primeiro time nos anos 1980?
Pior: quem diria que, depois de tudo isso, ele ainda iria se transformar num ator denso por volta dos anos 1990, e chegaria a 2016 em tão boa forma?
Pior: quem diria que, depois de tudo isso, ele ainda iria se transformar num ator denso por volta dos anos 1990, e chegaria a 2016 em tão boa forma?
Pois chegou.
E, apesar da idade, Clint Eastwood não sossega como produtor e diretor de cinema, e segue abraçando um projeto após o outro.
Vários desses projetos são a cara dele.
Outros, nem tanto.
E alguns, de tão incomuns, até surpreendem quando nos damos conta do nome dele nos créditos como diretor e produtor.
Para celebrar o aniversário de Mr. Eastwood no próximo dia 30, escolhemos 5 filmes absolutamente ímpares em sua carreira como diretor.
Em comum entre todos eles, apenas o fato de estarem disponíveis nas estantes da Paradiso Videolocadora.
MEIA NOITE NO JARDIM DO BEM E DO MAL
(Midnight In the Garden Of Good And Evil, 1997, 115 minutos)
Um jovem escritor de Nova York (John Cusack) é enviado para a cidade de Savannah, no Extremo Sul da Louisiana, para fazer uma matéria sobre uma festa de natal patrocinada por um milionário homossexual bastante excêntrico da região (Kevin Spacey). No meio da festa, no entanto, o milionário atira e mata seu amante (Jude Law). Alegando legítima defesa, ele confia em seus amigos do júri e em seu papel importante na sociedade de Savannah para se livrar da prisão. Entre falsos moralismos e conveniências sociais, o realismo mágico da região acaba interferindo na história que o jornalista está escrevendo. Clint é apaixonado por jazz e pela herança cultural do Sul dos Estados Unidos, mas ninguém imaginava que esse fascínio chegasse a tanto. Um filme envolvente e surpreendente.
AS PONTES DE MADISON
(The Bridges Of Madison County, 1998, 135 minutos)
Um fotógrafo experiente da National Geographic Magazine e uma típica dona-de-casa do Iowa estão vivendo momentos-limite em suas vidas. De repente, sem mais nem menos, descobrem o amor de forma intensa e arrebatadora, num romance que dura exatos quatro dias. Um filme terno e magnífico. Primeiro, por unir atores tão díspares e aparentemente incombináveis quanto Clint Eastwood e Meryl Streep, que, curiosamente, funcionam extremamente bem juntos. Segundo, por ter sido rodado na sequência da narrativa, para poder trabalhar mais intensamente o envolvimento dos atores com seus personagens ao longo da trama -- um procedimento extremamente incomum, que encarece muito a produção de um filme, mas que Clint queria experimentar ao menos uma vez em sua carreira. Um belíssimo filme, baseado num premiado romance de Robert James Waller que inicia uma trilogia que foi muito bem recebida por crítica e público.
UM AGENTE NA CORDA BAMBA
(Tightrope, 1984, 126 minutos)
Um serial killer está a solta cometendo crimes no French Quarter em Nova Orleans. Para investigar os crimes, é designado um detetive (Clint Eastwood) que -- ao contrário do que demonstra em sua vida familiar -- tem dificuldades em lidar com suas intensas obsessões sexuais, que, se por um lado, facilitam sua aproximação ao universo do assassino, por outro o colocam em xeque no seu dia a dia como pai de dois filhos. Um thriller de destaque entre os muitos que Clint dirigiu e(ou) protagonizou, com uma carga de sexualidade até então inédita em seus filmes. Com Geneviève Bujold no elenco.
UM PROFISSIONAL EM PERIGO
(The Rookie, 1990, 120 minutos)
A premissa é meio estranha: um policial veterano (Clint Eastwood) recebe um policial novato (Charlie Sheen) como parceiro e os dois embarcam numa caça a um bandidaço alemão (Raul Julia) e sua auxiliar torturadora com jeitão de dominatrix (Sonia Braga, na época namorada de Clint na vida real). O contraponto entre o estilo "old school" de Clint e o treinamento mais técnico de Sheen pontua boa parte da trama, que segue por rumos pouco comuns aos thrillers habituais de Eastwood. E a cena em que Clint é estuprado por La Braga merece figurar na história do cinema, por sua ousadia.
CORAÇÃO DE CAÇADOR
(White Hunter Black Heart, 1990, 112 minutos)
Baseado nos acontecimentos por trás das filmagens de "Uma Aventura Na África" (1954), filme clássico de John Huston com Humphrey Bogart e Katharine Hepburn. Clint Eastwood faz Huston, que, enquanto roda um filme no Congo, fica completamente obcecado com a ideia de embarcar numa caça a elefantes. Então, de uma hora para outra, abandona a equipe de produção e o cronograma de filmagens para embarcar em um Safari. Um mergulho profundo na alma sombria de um grande artista e, de quebra, uma aula de cinema. Certamente, o melhor filme da carreira de Clint Eastwood, tanto como ator quanto como diretor. Com Marisa Berenson interpretando Kate Hepburn.
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