Wednesday, May 25, 2016

HOJE TEM "KISS ME KATE", COM HOWARD KEEL E KATHRYN GRAYSON (Cineclube Pagu, 19hs)


por Chico Marques


Realizado logo a seguir de Singin' In The Rain, esta adaptação cinematográfica do musical da Broadway Kiss me Kate é mais um curioso exercício de metalinguagem num gênero que parecia não suportar direito esse tipo de abordagem.

Temos aqui uma história dentro da outra. O casal de atores Lili Vanessi (Kathryn Grayson) e Fred Graham (Howard Keel) vive em pé de guerra mesmo depois da separação conjugal, pois continuam aceitando propostas para trabalhar juntos.

Escalados para uma adaptação musical da comédia shakespeariana A Megera Domada pelo grande compositor Cole Poter (Ron Randell), os dois aceitam trabalhar juntos novamente, e com isso acabam misturando seu casamento e sua separação mal resolvidas confundindo com seus personagens: a irrascível Katherina e o oportunista Petruccio, que se amam mas não se suportam, e vivem às turras.

Ann Miller interpreta a personagem Lois Lane, que vive Bianca, a bela e cobiçada irmã de Katherine na peça de Shakespeare. Bob Fosse é Hortensio e Bobby Van faz Grêmio, ambos pretendentes de Bianca.

Gostar de Kiss Me Kate depende, antes de mais nada, de ser fã do tipo de musicais que Katherine Grayson e Howard Keel costumavam fazer, com canto lírico à moda da Broadway e sem as novidades que começaram a aportar no gênero a partir de On The Town e Singin' In The Rain, ambos de Stanley Donen.

George Sidney dirige o filme com segurança e sem grandes ousadias, mantendo-se fiel à estrutura teatral da montagem original da Broadway. 

Rodado 63 anos atrás, vale a pena rever Kiss Me Kate, nem que seja para checar se o filme resistiu bem ao teste do tempo, ou não.

Uma curiosidade: o filme foi exibido originalmente naquele processo 3D rudimentar dos Anos 50 e 60.


DÁ-ME UM BEIJO
(Kiss Me Kate, 1953, minutos)

Direção
George Sidney

Canções
Cole Porter

Elenco
Kathryn Grayson
Howard Keel
Ron Randell
Ann MIller
Bob Fosse
Bobby Van
Keenan Wynn
James Whitmore
Kurt Kasznar



Oficina Cultural Pagu
Rua Espírito Santo nº 17
Santos SP


Curadoria: Marcelo Pestana e Carlos Cirne





No comments:

Post a Comment