Thursday, June 9, 2016

2 OPINIÕES SIMPÁTICAS A "CASAMENTO DE VERDADE", NOVO FILME DE KATHERINE HEIGL


KATHERINE HEIGL OUSA NUM FILME HONESTO
COM JEITÃO DE SESSÃO DA TARDE
por Ana Paula Bello
para A Toupeira


Chega aos cinemas Jenny’s Wedding, cuja trama nos apresenta a protagonista Jenny (Katherine Heigl). Vinda de uma família tradicional de Cleveland, é a única de sua família que ainda não está casada, apesar dos esforços dos seus pais Eddie e Rose (Tom Wilkison e Linda Emond) e irmãos para que esse dia chegasse.

Mantendo sua vida privada em sigilo e sem dar muitos detalhes de com quem está saindo, todos são convencidos por sua irmã Anne (Grace Gummer) de que ela está em um relacionamento com um homem casado, mas a verdade vai além. Jenny resolve revelar a identidade de seu parceiro, que na verdade é sua amiga Kitty (Alexis Bledel) com quem tem um relacionamento há cinco anos, para sua família, deixando-os atônitos com a notícia. Ela então anuncia que irá se casar e que pretende ter uma família, indo contra a visão de mundo dos pais do que é “normal”.

O filme gira em volta da aceitação de sua homossexualidade, tanto dos seus familiares quanto dela mesma que manteve quem realmente é em segredo por tantos anos. Os pais tentam levar sua vida normalmente, fingindo que a revelação não os afetou e tentando esconder de todos as escolhas de sua filha para não ter que enfrentar a rejeição e a opinião das pessoas. O foco não é o relacionamento de Jenny e Kitty, tenha isso em mente.

Seu irmão Michel (Matthew Metzger) a aceita logo de cara e Anne, que sempre foi competitiva e se achava melhor por já estar casada e ter filhos, acaba entendendo a situação ao ver como a irmã está feliz, inclusive a ajudando a ir atrás de sua plena realização.

O enredo é bom e nos dá aquele ar de drama meio “Sessão da Tarde”, mas acho que o roteiro poderia ter explorado um pouco mais do que foi mostrado. Mas a mensagem de que a aceitação da família é importante quando se revela sua identidade e o apoio é essencial, deixa sua marca de forma bem eficiente.



CASAMENTO DE VERDADE TRAZ EM PAUTA
OS VALORES IMPOSTOS PELA SOCIEDADE
por Silvana Pattinson
para Portal RP Movies


O que de tão dramático está por trás da decisão de Jenny que macula toda uma história de vida naquela família? Jenny (papel interpretado de maneira brilhante por Katherine Heigl) quer se casar com sua colega de quarto…Kitty (Alexis Bledel)

As duas mantém um relacionamento que já dura cinco anos e Jenny não quer mais esconder isso da sua família. Jenny quer apenas duas coisas: assumir seu gênero e o seu amor por Kitty. Ela continua sendo educada, continua sendo uma ótima profissional, uma garota inteligente, continua sendo uma ótima filha, irmã, continua tendo todas as qualidades de uma pessoa boa e generosa. Não existe nenhuma má conduta que a desabone como pessoa. Ela apenas quer compartilhar isso com seus pais, seus amigos. Enfrentar a verdade de sua sexualidade que ela vem camuflando desde muito nova. Tirar este peso de ter que mentir o tempo todo para sua família e parar de lutar pra ser feliz.

Casamento de Verdade, da diretora e roteirista Mary Agnes Donoghue, apesar de ser um tema já abordado em muitos outros filmes, conseguiu neste longa expôr os sentimentos de cada personagem como eu nunca tinha visto antes.

Além disso, os questionamentos que são feitos a todo momento durante a história levam à uma reflexão não só do dilema da personagem mas toma uma dimensão que pode se aplicar em outros assuntos que deparamos em nossas vidas.

O mais importante para as pessoas não é viver para os outros mas sim viver pra si, pra sua própria felicidade. Você consegue dar felicidade e amor quando você é feliz. Você conhece verdadeiramente as pessoas que estão à sua volta quando você mostra realmente o que você é. Viver uma mentira ou esconder a verdade só para ser politicamente correto ou para não magoar as pessoas só vai alimentar um sentimento que a qualquer momento pode explodir em mágoa, raiva, intolerância.

Os pais criam os seus filhos e filhas para o mundo e a sociedade cobra isso. Mas será que a sociedade faz uma cobrança justa? As crianças devem ser os futuros adultos de bom caráter, amáveis, que sejam seres pensantes, independente de raça, cor, credo, gênero, enfim…a sociedade deve olhar através deles…pois antes de mais nada..são apenas seres humanos.

O longa também coloca muito bem o drama dos pais em como lidar com a nova condição de Jenny quando a amada “filha” dá lugar à “lésbica” da família. O que os amigos irão pensar? O mais impressionante foi o fato de que seria muito mais “aceitável”para todos, se a filha estivesse tendo um relacionamento com um homem casado. (que foi a primeira hipótese quando Jenny disse que tinha um segredo pra contar pra mãe). Não é estranho isso ser mais “normal” do que um amor entre duas mulheres solteiras que querem ficar juntas?. Outro ponto abordado em vários sentidos: O significado de “normal” numa sociedade.

O ideal na vida é que todos de uma família se relacionem bem, se amem mas não é o que acontece. A vida não é um comercial de margarina, você não está num set de filmagem e não dá pra viver de aparências. Precisamos saber lidar, aceitar e principalmente respeitar as diferenças.

A partir do momento que nos tornamos adultos, que escolhemos uma pessoa pra constituir uma família ou outra decisão qualquer, nossos pais, irmãs, irmãos já não ditam mais as regras da nossa vida. Eles provavelmente estarão por perto, velando por nós, torcendo por nós, mas não poderão jamais interferir em nosso relacionamento e muito menos em nossas escolhas. Casamento de Verdade deixa isso muito claro quando Jenny, cansada de provar para seus pais que nada poderá ser como antes, chega num limite de extrema intolerância que culmina em mostrar que se eles não aceitarem é melhor que não a obriguem em fazer uma escolha pois ela vai optar por ficar com Kitty.

Algumas cenas são dramáticas e de muita emoção. Não tem como você não se envolver com os personagens e entender o ponto de vista de cada um e a mensagem que eles enviam à todo momento para o espectador mesmo porque, ali estão duas gerações: Jenny e seus pais e não é fácil para eles, mesmo amando-a, aceitar de uma hora pra outra aquela repentina mudança. Diante disto, você como espectador fica na torcida pra que eles a entendam ou pelo menos que tudo termine da melhor forma possível.

As pessoas precisam começar a ser mais tolerantes umas com as outras em todos os sentidos e enxergar o ser humano através do corpo que ele ocupa e valorizá-lo pelo que ele é.

Não se culpe caso você tenha escolhido sua felicidade e tenha magoado alguém muito próximo com sua decisão. Eu defendo uma tese que é mais corajoso você escolher ser feliz do que viver a felicidade imposta pelos outros.

Outro assunto que o longa traz em pauta é sobre a inveja num provérbio até bem conhecido da língua inglesa: “a grama do vizinho é sempre mais verde” (no Brasil costumamos dizer que “…do vizinho é sempre melhor” . Neste ponto, a irmã de Jenny, Anne (Grace Gummer) que desde pequena nutre um sentimento de inveja e inferioridade por achar que a mãe sempre deu mais atenção pra Jenny do que pra ela usa o provérbio várias vezes quando ela começa a comparar a felicidade de sua irmã e a aparência em que se encontra a grama que contorna a sua casa. É neste momento que ela dá um novo olhar ao relacionamento com seu marido.

Casamento de Verdade ainda traz no elenco o excelente ator Tom Wilkinson como o pai de Jenny e Linda Emond no papel da mãe.



CASAMENTO DE VERDADE
(Jenny's Wedding, 2015, 95 minutos)

Direção, Produção e Roteiro
Mary Agnes Donoghue

Música
Brian Byrne

Elenco
Katherine Heigl
Alexis Blondel
Linda Emons
Tom Wilkinson
Grace Gummer
Matthew Metzeger



em cartaz no Cinespaço Miramar Shopping



No comments:

Post a Comment