Friday, June 3, 2016

SAMPA WEEKEND - 1 a 3 de Junho de 2016



PULSO
(SESC Consolação Sala Beta)
Todas as Segundas até 27 de Junho
Atenção: esta não é uma dica de teatro para o fim de semana. Este belo espetáculo solo foi concebido a partir de fragmentos biográficos e literários de Sylvia Plath, extraídos da as biografias A Mulher Calada (de Janet Malcolm e Ísis Americana) e A vida e a Arte de Sylvia Plath (de Carl Rollyson), além de Os Diários de Sylvia Plath e de Ariel, o mais festejado livro de poemas de Sylvia. Com a atriz Elisa Volpatto dominando o palco, sob a direção de Vanessa Bruno e preparação corporal e assistência de direção de Livia Vilela. (por Chico Marques)
A DOR
(SESC Consolação Sala Beta)
Todas as Terças até 28 de Junho
Atenção: esta também não é uma dica de teatro para o fim de semana. Na mesma linha criativa de Pulso, a atriz Rita Grillo leva aos palcos A Dor, baseado em escritos de Marguerite Duras, em solos que, segundo os realizadores, "exploram, para além do feminino, as vicissitudes de todo e qualquer ser humano a partir de fragmentos biográficos, colocando em cena a profundidade da vida e da obra da autora". Tudo gira em torno da luta de Marguerite Duras na resistência durante a II Guerra Mundial, junto com seu marido, Robert Antelme", que foi preso em 1944 e enviado para um campo de concentração. Com direção de Vanessa Bruno e preparação corporal e assistência de direção de Livia Vilela. (por Chico Marques)

GAL COSTA
(SESC Pinheiros)
2 a 5 de Junho
Apesar de baiana, Gal Costa nunca sossega em termos artísticos. Raras vezes em sua carreira ela se acomodou a ponto de seguir uma mesma fórmula de sucesso por  uito tempo. Muita gente se espantou com as experiências musicais de seu ousado LP Recanto (2011), produzido por Caetano Veloso e arranjado por Moreno Veloso, com uma levada roqueira eletrônica intensa. Mas basta olhar lá atrás para os primeiros LPs de Gal na Phillips para perceber que existe uma coerência implacável em seu "corpo de obra". Seu mais recente trabalho, Estratosférica, segue mais ou menos a mesma rota e reúne 16 canções de uma nova geração de artistas como Céu, Moreno e Zeca Veloso e Mallu Magalhães misturadas com novas pérolas de Tom Zé, Arnaldo Antunes, Marisa Monte e, claro, Caetano Veloso, que nunca pode faltar em seu repertório. Com seus cabelos longos e esvoaçantes e um vigor que pouco ou nada tem a ver com seus 70 anos de idade, Gal está com a corda toda no palco e em excelente forma. Sua banda atual é composta por: Pupillo (bateria, e também diretor musical), Maurício Fleury (teclado), Fábio Sá (baixo) e Guilherme Monteiro (guitarra). (por Chico Marques)
BANANA PROGRESSYVA
(Superloft)
4 de Junho
Em meados dos Anos 70, o Banana Progressyva era o "nosso festival de rock cabeça", reunindo anualmente praticamente todas as bandas brasileiras influenciadas pelo rock sinfônico britânico, além de outras bandas brasileiras que fundiam rock com ritmos regionais. Até por isso, não deixa de sor estranho ver no line-up do Festival bandas como Cachorro Grande, Selvagens À Procura da Lei e Dingo Bells 4. Mas o mais estranho de tudo é que os interessados em ver o banana progressyva terão que comprar dois ingressos: um para ver o Cachorro Grande, que vai se apresentar às 18 horas, e outro para ver as demais bandas. Vai entender a logística adotada pelos "organizadores" do evento... (por Chico Marques)
DUDA NEVES
(SESC Ipiranga)
4 de Junho
Duda Neves é uma verdadeira lenda da bateria no Brasil. Alno aplicado de Edson Machado, esse grande craque está comemorando nada menos que 50 anos de carreira, e vai mostrar uma panorâmica de seu trabalho clássico -- registrado em LPs como Urucum (1990) e Tempo Bom (1992) -- ao lado de amigos como o excelente pianista Michel Freidenson, os baixistas Sylvio Mazzuca Jr e Sizão Machado, e bateristas amigos de vários estilos diferentes, como Vera Figueiredo, Netinho e Rubinho Barsotti. Showzaço absolutamente imperdível (por Chico Marques)
MAHMUNDI
(Mirante 9 de Junho)
5 de Junho
Entrada Gratuita
O nome dela é Marcela Vale, mas desde 2010 ela adota o nome artístico Mahmundi. Com uma atitude pop que remete diretamente aos trabalhos de Marina Lima e Rita Lee nos Anos 80, mas com uma levada pop mais indie e lo-fi. Se você está com dificuldade em tentar imaginar qual o produto final dessas combinações musicais, vá até o Mirante 9 de Junho nesse domingo e confira de perto o trabalho de Mahmundi. E, de quebra, leve para casa seu primeiro CD, Mahmundi, que ela acaba de lançar por um selo independente. Recomendadíssimo para quem quiser estar antenado com o que acontece de realmente novo na cena musical brasileira. (por Chico Marques)




No comments:

Post a Comment