Tuesday, July 5, 2016

A CATIVANTE HIPOCONDRIA LITERÁRIA DE DIEGO VECCHIO AFLORA EM "MICRÓBIOS"



Quem acompanhou o noticiário da FLIP do ano passado, com certeza ouviu falar de Diego Vecchio, um simpático argentino de Buenos Aires, com 46 anos de idade, que veio lançar aqui uma curiosíssima coletânea de contos hipocondríacos chamada "Micróbios" (Casac Naify Editores) em que cada conto se passa em um país diferente, e cada personagem sofre de uma doença diferente. 

Segundo Vecchio, que é hipondríaco assumido, o livro é inspirado em seu afeto por remédios, e parte de uma premissa muito curiosa, e, por incrível que pareça, verdadeira.

Em 1768, o médico Samuel Auguste Tissot -- que era médico de Jean-Jacques Rousseau -- tentou demonstrar através de uma série de casos terríveis, que a literatura seria como a masturbação: uma prática que faz mal à saúde.

 Para Tissot, a leitura de determinados livros seriam agentes causadores da anemia, da asma, da dispepsia, da difteria, de cálculos renais e da sífilis.


Tissot era, naturalmente, maluco, e suas ideias completamente estapafúrdias.

Daí, com humor, tragédia e muito nonsense, "Micróbios" reúne nove casos clínicos raros e nada verídicos, "ocorridos" em diferentes países, em que os personagens sofrem de doenças causadas pela leitura e pela escrita.


São casos às vezes mágicos como o de Dorothea Kristensen, criadora de histórias que, quando lidas em voz alta para crianças doentes, as curam de imediato.

Ou casos insólitos como a da menina Kathy Ishiyama, que, viciada em uma determinada marca de balas de gengibre, emagrece até ficar pele e osso quando a bala em questão deixa de trazer em sua embalagem frases edificantes.


Os títulos dos contos lembram os títulos escolhidos por Sigmund Freud ao relatar seus casos clínicos por escrito. E a semelhança com Freud não para por aí. Avança pelos textos, escritos com o mesmo jargão médico utilizado por Freud.

É tudo muito engraçado, pois Diego conseguiu, de uma maneira muito peculiar, achar uma sintonia entre o realismo mágico latino-americano e a literatura fantástica européia, criando algo híbrido difícil de classificar e, por isso mesmo, absolutamente original.


Diego Vecchio é um escritor muito talentoso. 

Mudou de Buenos Aires para Paris em 1992 para estudar psicanálise e filosofia, e não voltou mais. 

Virou escritor e ensaísta, e leciona literatura hispano-americana e criação literária na Universidade Paris VIII, Vincennes à Saint-Denis.

Estreou como escritor em 2001 com o romance "Historia Calamitatum", inspirado no romance de Jean-Jacques Rousseau "A Nova Heloisa", fazendo uso dos personagens de Rousseau para criar uma história com um recorte homossexual.



Em 2010 lançou "Osos", uma narrativa fantástica que conta a história do garoto Vladimir -- que, ao perder o seu urso de pelúcia, não consegue mais dormir.

Para acabar com a insônia, Estrella, mãe do protagonista, compra um novo urso, que ganha vida.
Mas a insônia não é curada, e Vladimir e seu urso passam as noites acordados, trocando e criando histórias.


"Micróbios" teve uma boa acolhida nas livrarias brasileiras, mas está sendo liquidado na Amazon junto com todo o resto do catálogo da Cosac Naify Editores, que encerrou atividades no início deste ano.

Se você ainda não adquiriu o seu exemplar, corra antes que a liquidação acabe.

 Da minha parte, fico torcendo para que alguma outra editora corajosa como a Cosac Naify edite por aqui seus outros livros.


 

Chico Marques devora livros
desde que se conhece por gente.
Estudou Literatura Inglesa
na Universidade de Brasília
e leu com muito prazer
uma quantidade considerável
de volumes da espetacular
Biblioteca da UnB.
Vive em Santos SP, onde,
entre outros afazeres,
edita a revista cultural
LEVA UM CASAQUINHO



1 comment:

  1. Adorei a história Chico!! Acho que sou um pouco hipocondríaco eheheh... Parabéns pelo espaço!!

    ReplyDelete