Friday, July 15, 2016

RIO WEEKEND (15 a 17 de JULHO de 2016)

FATAL
Teatro Gláucio Gill - Copacabana
Sábado, Domingo e Segunda (20hs)
Até 15 de Agosto
Em 2010, com RockAntígona, Guilherme Leme Garcia deu início a uma pesquisa cuja matéria-prima era a tragédia grega. Trágica.3, de 2014, deu continuidade ao processo. Agora, em Fatal, o diretor investiga a paixão, mas sem abrir mão da mitologia. Na montagem, costura textos de Jô Bilac (sobre o amor dos deuses indianos Kama e Rati), Pedro Kosovski (Eros e Psique vão parar em um dark room romântico) e Márcia Zanelatto (Tristão, Isolda e um toque de voyeurismo). Debora Lamm e Paulo Verlings dão vida aos três casais. No espaço cênico, apenas luz, figurinos e o tom das atuações variam. Ao atualizar mitos tão poderosos, arquétipos que construíram a noção de romantismo, o diretor aborda, por tabela, a ausência de paixão em nosso tempo. A produção despojada valoriza o trabalho forte e seguro dos dois atores. Na sua despretensão, Fatal soa como um necessário hino ao amor em meio à desesperança e a violência dos dias que correm.
EUGÊNIA
Espaço Cultural Sérgio Porto - Humaitá
Sábado, Domingo e Segunda (21hs)
Até 25 de Julho
Nascida no fim do século XVIII, em uma família de conexões políticas, Eugênia José de Menezes foi, ainda jovem, introduzida à vida na corte portuguesa. Ali, a beleza da moça logo chamaria a atenção do príncipe regente, dom João VI, de quem se tornaria amante. Uma gravidez, porém, selou sua má sorte: para abafar o escândalo real, a jovem foi banida e enviada para um convento. As mirradas informações disponíveis sobre essa figura histórica servem de base para Eugênia. Gisela de Castro, estrela do monólogo cômico, encarna a personagem-título que surge do além para expor sua versão dos fatos. No texto de Miriam Halfim, episódios reais são costurados a licenças narrativas e, mais importante, ácidos comentários sobre os meandros da política e a condição da mulher. O cenário de José Dias, resumido a uma grande caixa de onde são retirados os adereços criados por Samuel Abrantes (também responsável pelo colorido figurino), e a luz de Aurélio de Simoni emprestam clima fantasioso e ironicamente circense à encenação. Sob direção vertiginosa de Sidnei Cruz, Gisela fisga a plateia com amplo domínio de ritmo, ótimo uso da voz e notável trabalho corporal. (Rafael Teixeira, VejaRio)

DIOGO NOGUEIRA
15 de Julho
Lapa 40 Graus
Diogo Nogueira possui um sex-appeal que seu pai, o grande sambista João Nogueira, jamais sonhou ternunca teve. Em compensação, é apenas dez por cento do grande artista que seu pai foi nos Anos 70 e 80. No entanto, seu carinho com a história e com as raízes do samba carioca dão a Diogo uma imagem pública extremamente simpática e uma envergadura moral que que seu repertório infelizmente não alcança. Mas tudo bem, Diogo é um artista simpático, tem público certo, e quem sabe, com um pouco de sorte, venha a ser no futuro um pouco mais do que é hoje. O tempo dirá
LEO JAIME
16 e 17 de Julho
Espaço Furnas Cultural
Leo Jaime é um dos artistas mais subestimados e injustiçados da cena pop brasileira dos últimos 30 anos. Desde o início de carreira com João Penca e Os Miquinhos Amestrados e em dois albuns solo de muito sucesso, ele ficou estigmatizado como um "artista engraçadinho". Quando ele tentou fugir das gracinhas para mostrar que era capaz de compor canções sérias, acabou sumariamente rejeitado, tanto pelas gravadoras quanto pelo seu público. Levou anos para conseguir se recompor, e agora, além de cantor, Leo é também ator, comentarista de TV e cronista, e nunca mais cai na bobagem de virar refém de uma única mídia num país como este em que vivemos. O show traz textos do ator Fernando Caruso e Leo e sua banda mesclam clássicos do rock com sucessos dos anos 80 e algumas surpresas muito bacanas. Vale uma conferida.
MONICA SALMASO E ANDRÉ MEHMARI
16 de Julho
Theatro NET Rio
Mônica Salmaso nunca foi uma artista popular. O repertório refinado e as formações semiacústicas que privilegiam a presença dos músicos acompanhantes sempre colocaram a cantora paulistana mais próxima da música de câmara do que da programação radiofônica. O pendor da intérprete de colocar sua linda voz de meio-soprano como um instrumento a serviço de uma sonoridade quase erudita atingiu sua culminância em Corpo de Baile, com 14 parcerias de Guinga e Paulo César Pinheiro, lançado ano passado. Agora ela volta, novamente ao lado do talentosíssimo pianista André Mehmari, para homenagear Dorival Caymmi e Ary Barroso. Prepare-se para uma grande apresentação.
THAÍS GULIN
15 de Julho
Teatro Dulcina
Thaís Gulin nasceu em Curitiba, tem 34 aninhos e é uma gata. Que o diga Chico Buarque, que não resistiu a seus encantos e acabou virando namorado dela entre 2012 e 2015. Nesse período, a carreira dela ficou meio sem rumo, ofuscada por Chico, mas agora ela está de volta ao seu eixo e aos palcos, preparada para gravar um DVD ao vivo e com disco novo de estúdio semi-pronto, aguardando o momento certo para ser lançado. Mas antes ela quer sentir o calor de seu público. Quem se habilitar, já sabe onde ela vai estar neste fim de semana.







No comments:

Post a Comment