Sunday, July 17, 2016

DEISE E A SELVA DE PEDRA (um conto mínimo de Márcio Calafiori)



“Alô, boa-tarde! Por favor, o Sr. Marcelo Moraga.”

“É ele.”

“Sr. Marcelo, quem fala aqui é a Deise, representante do Banco...”

“Pois não...”

“Tudo bem?”

“E com você?”

“Tudo ótimo! Mas com o senhor tá melhor ainda, não?”

“Por quê?”

“O senhor atingiu uma idade plena e com perspectivas de ir bem mais longe ainda. Não é pra qualquer um.”

“Quantos anos mais você acha que eu vou viver? Seja sincera, Deise.”

“Quantos anos o senhor vai viver não sou capaz de dizer, pois não sou vidente. Mas uma coisa eu sei: o senhor acaba de se aposentar. Que boa notícia, a melhor do ano. Acertei?”

“De fato, é uma boa notícia. Mas como você descobriu isso?”

“O INSS enviou os seus dados pra nós.”

“Com você eu posso desabafar, Deise, pois me parece uma moça confiável. Por que o INSS divulga esses dados? Isso não deveria ser sigiloso? Tô indignado e perplexo.”

“Ah, não fica chateado, Sr. Marcelo, sempre divulgam essa lista, sempre. Tô com a sua memória de cálculo bem aqui na tela do meu computador.”

“Interessante...”

“Ah, a sua agência bancária fica no Itararé, em São Vicente? Que bacana. Eu morei anos em São Vicente. O senhor conhece a Praia do Gonzaguinha?”

“Você morou no Gonzaguinha?”

“Não, eu morava bem mais afastada, mas adorava pegar praia no Gonzaguinha. Que visual lindo. Ai, que saudade...”

“O visual combinava com o seu biquíni, Deise?”

“Agora eu moro aqui nesta selva de pedra, São Paulo. Sabe, Sr. Marcelo?”

“Pois não.”

“O Banco... quer dar para o senhor iniciar a sua nova vida quarenta e quatro mil, quatrocentos e quarenta reais. O que me diz?”

“O quê? Eu fui sorteado?”

“Não, Sr. Marcelo. Eu quero dizer que agora o senhor pode fazer consignado, e nem precisa se preocupar, pois o INSS já desconta do seu benefício as parcelas do empréstimo. O senhor pega os quarenta e quatro mil, quatrocentos e quarenta reais e depois a quantia vem subtraída mensalmente, aos poucos, em parcelas suaves, e com a taxa de juros bem baixinha, pois se trata de consignado. O senhor nem vai sentir o impacto, eu garanto. O Banco... lhe reservou essa oportunidade. Que tal?”

“Não sei, Deise... O que você me recomenda?”

“A minha sugestão é que o senhor pegue o empréstimo, pois ele já é seu. Não tem erro! Vamos fazer o consignado agora?”

“Preciso pensar.”

“Anota o meu telefone... Se outra menina atender, manda me chamar. Tô aqui de segunda a sexta-feira, das três da tarde às nove da noite. Pega o empréstimo, Sr. Marcelo, e faça uma bela viagem. Aproveita, pois a vida é um sopro.”

“Não tem graça viajar sozinho, Deise.”

“Oh Deus! E eu aqui nessa selva de pedra.”



Márcio Calafiori é jornalista. 
Nasceu em 1957 e se formou 
pela Facos em 1986. 
Exerceu quase todos os cargos 
em redações de jornais em Santos, 
Santo André, Campinas e São Paulo. 
Foi redator, repórter, revisor, editor, 
secretário de redação, 
chefe de reportagem e ombudsman. 
Aposentou-se em 2012 
como professor da Unisanta, 
depois de 29 anos 
de dedicação exclusiva 
ao Jornalismo Impresso.
Colabora regularmente com
LEVA UM CASAQUINHO.


1 comment:

  1. Este é um anúncio público para todos que querem vender um rim, temos pacientes que precisam de um transplante de rim, por isso, se você estiver interessado em vender um rim, por favor entre em contato conosco em nosso e-mail em iowalutheranhospital@gmail.com
    Você também pode ligar ou escrever para nós no whatsapp em +1 515 882 1607.

    OBSERVAÇÃO: Sua segurança está garantida e nosso paciente concordou em pagar uma grande quantia de dinheiro para qualquer pessoa que concordar em doar um rim para salvá-lo. Esperamos ouvir de você, para que você possa salvar uma vida.

    ReplyDelete