Wednesday, March 22, 2017

ANÚNCIO TEM DONO (uma crônica publicitária de Carlão Bittencourt)



“Errou na mosca!”
(Edmar Salles)


Esse episódio rolou numa tradicional agência paulista, nos anos 70. Uma que até hoje é das mais criativas.

Como era hábito na época, os caras da criação, quando podiam, ficavam batendo papo na sala de uma dupla.


Os assuntos eram os mais diferentes. E polêmicos. Variavam desde as clássicas fofocas de “quem está comendo quem” até a efervescente política, que o país estava em plena ditadura naquelas alturas dos acontecimentos. Mas, fosse qual fosse o tema, o denominador comum era sempre a inteligência e o humor das discussões.


Assim, do ataque do Corinthians Paulista (com Rivelino na meia- esquerda) à canalhice de Mário Andreazza (então, Ministro dos Transportes) discutia-se de tudo. Em alto nível.


A explicação é simples. Ali, eram raros os publicitários oriundos de escolas de comunicação, como hoje. Nada disso. Aquela turma tinha mais estofo, densidade intelectual e vivência do que qualquer criação de qualquer agência de agora. Só peso pesado.


Para começar, tratava-se de uma autêntica Legião Estrangeira. No melhor e mais amplo dos sentidos. Tinha russo, dinamarquês, argentino, italiano, judeu errante e suíço. Advogado, caçador, arquiteto, filósofo e jornalista. Ex-dono de circo, pintor, escultor, matemático, físico e antigo leão de vendas. Tinha gaúcho, mineiro, goiano, carioca, baiano, capixaba, paulista quatrocentão, santista e campineiro. Aquela criação, tinha, literalmente, o melhor que o DNA humano e a dura lida da vida podem produzir em parceria.


Portanto, você pode imaginar o nível das conversas que eles sustentavam. Não importava o mote. O que valia era a rapidez de raciocínio e a argumentação. E nesses quesitos, o mais bobinho era, no mínimo, brilhante.




Dito isso, vamos voltar àquela sala da criação, onde a rapaziada estava reunida. A sala do Noé.


Um dos mais criativos redatores de sua geração (e que geração!), Noé Sandino havia criado, alguns meses antes, um anúncio que, além de ganhar todos os prêmios da propaganda, no mundo, também mereceu a honra de ser traduzido para a língua inglesa.


Era o antológico “Lave e Use”, para o Fusca. O sucesso da peça foi tamanho que a DDB, a mítica agência americana da Volkswagen, fez a versão para o inglês. Muito bem. O anúncio virou clássico. E foi na sala de seu criador, o Noé, que esta historinha aconteceu.


A corriola estava reunida, jogando conversa fora, quando entrou Roberto, um redator. Vamos omitir o nome verdadeiro da peça porque dedurar não vale.


O fato é que ele entrou na sala, trazendo seu portfólio na mão. Alguém perguntou:


"E aí, Roberto, proposta boa?"


O cara sorriu e confirmou:


"É...tive mesmo uma proposta. Vamos ver se dá certo..."


Daí para alguém pedir para ver o trabalho dele foi rápido. Vaidoso, Roberto não se fez de rogado: abriu a pasta e mostrou as peças para os colegas de agência.


Anúncio vai, anúncio vem e, em determinado momento, pintou uma prova impressa do premiado “Lave e Use”. O silêncio foi constrangedor. Todo mundo sabia que a peça era do Noé. A massa ficou na moita, só esperando a reação do gaúcho que, por sinal, tinha fama de bravo. E era mesmo. Ao ver seu anúncio na pasta do outro redator, Noé disparou:


"Porra, Robertão, anúncio tem dono. Esse aí, é meu!"


Para surpresa geral, Roberto nem se abalou. Sorrindo, respondeu com aquela pouca vergonha que caracteriza o cara-de-pau nato:


"Não quero nem saber, Nóe, eu estava na sala quando você criou!"





Carlão Bittencourt
é redator publicitário
e cronista.
É autor de
"Pela Sete - Breves Histórias do Pano Verde"
(2003, Editora Codex),
um mergulho no universo
dos salões de bilhar de São Paulo
e escreve todas as quartas
em LEVA UM CASAQUINHO.



SO LONG FAREWELL
AUF WIEDERSEHEN
GOODBYE
VERÃO!
  

No comments:

Post a Comment