Friday, March 10, 2017

SAMPA-RIO WEEKEND (10 a 12 Março de 2017)




VISITANDO O SR. GREEN
Teatro Jaraguá (Sampa)

A primeira montagem brasileira estreou em 2000, com Paulo Autran e o próprio diretor Cássio Scapin no elenco. Após quase ser atropelado pelo jovem executivo Ross Gardner, o judeu ortodoxo Sr. Green começa a recebê-lo em seu apartamento por decisão judicial, já que o rapaz foi obrigado a prestar serviço comunitário. Com o passar dos dias, eles se aproximam e dividem realizações e frustrações. A peça do autor americano Jeff Baron já foi montada em mais de 20 países. Além de Mamberti, o elenco é formado por Ricardo Gelli e Gustavo Haddad, que se revezam no papel de Ross Gardner. A peça, que estreou em 2015, marcou o retorno do ator veterano aos palcos, depois de 12 anos trabalhando no Ministério da Cultura. Local: Teatro Jaraguá Horário: Sexta, 21h30 / Sábado, 21h / Domingo, 19h Preço: R$ 20



O GRANDE VIÚVO
Teatro Fashion Mall (Rio)

Sucesso em São Paulo, o projeto Teatro Cego chega ao Rio com o espetáculo O Grande Viúvo, baseado no conto de Nelson Rodrigues. Atores cegos e sem a deficiência apresentam a montagem em uma sala completamente escura, onde os espectadores se veem obrigados a entender o enredo estimulados por sons, vozes e cheiros. As sessões acontecem de sexta (9) a domingo (12), no Teatro Fashion Mall. O público divide o palco com o elenco, formado por seis atores – metade com deficiência visual – e três músicos que têm o desafio de interpretar a trilha sonora do espetáculo na mais completa escuridão. Logo na entrada, os espectadores recebem ajuda dos atores para chegar até o palco. O formato Teatro Cego propõe ao espectador que enxerga, um mergulho na realidade das pessoas com deficiência visual, recorrendo a outros sentidos e à intuição para compreender a trama. Para o diretor Paulo Palado, que também atua na peça, a experiência vem sendo um grande aprendizado. “Quando as luzes se apagam, somos todos iguais”, afirma. Luiz Mel, que assina a direção musical e a produção da montagem, acredita que o projeto tem dois grandes objetivos: “Queremos dar às pessoas com deficiência a oportunidade de trabalhar no teatro – tanto como atores quanto na produção – e também oferecer aos que enxergam a oportunidade de viver uma experiência inovadora.” A trama trata do drama de um viúvo que, após perder sua adorada esposa, comunica à família que também quer morrer e ser enterrado junto à sua amada. Porém, não antes de construir um mausoléu para repousar junto da esposa. Inconformados com essa decisão, seus familiares tentam, a todo custo, convencê-lo a desistir do suicídio e, para isso, inventam calúnias sobre a falecida. Teatro Fashion Mall. Estrada da Gávea, 899, São Conrado. Quinta (9), 21h; sexta (10), 21h30; sábado (11), 19h e 21h30; domingo (12), 20h. R$ 50,00.



JAKE BUGG
10 de Março – Circo Voador – Rio

Esse garoto inglês de 22 anos, nascido em Nottingham, já foi apresentado em páginas de revistas e jornais britânicos como "novo Bob Dylan" e "o melhor compositor desde Noel Gallagher". Não é nem uma coisa nem outra, mas é um jovem artista muito talentoso que merece a sua atenção. Com três bons discos na bagagem -- "Jake Bugg" (2012), "Shangri La" (2013) e "On My One" (2016) -- ele volta mais roqueiro e menos folkie do que os trabalhos anteriores, com uma boa banda de apoio. Ecos de Donovan e Nick Drake contam como pontos a favor no trabalho de Bugg. Altamente recomendável (mesmo se você não souber quem é Donovan, ou quem foi Nick Drake)




CRISTOVÃO BASTOS
10 de Março – SESC Pompéia – Sampa

Compositor, pianista e arranjador de primeira grandeza, Cristóvão é co-responsável por grandes momentos das carreiras de peixes grandes da cena musical brasileira como Edu Lobo e Paulinho da Viola. Aqui, temos uma rara chance de conhecer seu trabalho solo á frente de uma banda de apoio fabulosa: o baterista Marcio Bahia, o baixista Jamil Joanes, o trompetista Aquiles Moraes e o arcordeonista Toninho Ferragutti. Que tal prestigiar?




PEDRO LUIS
11 de Março - SESC Madureira - Rio

Se Pedro Luís só agora está finalmente apostando em uma carreira solo, depois de 25 anos de diletantismo musical à frente de grupos como A Parede e Monobloco e de projetos teatrais, o que podemos dizer é: antes tarde do que nunca! Seu disco de estreia, "Tempo de menino", é muito bom, e serve de base para este show, que também promove uma retrospectiva em sua carreira. Participações especiais da cantora Mariá e de Paulino Dias na percussão.




SÁ & GUARABYRA
10 a 12 de Março – SESC Vila Mariana – Sampa

Quando Sá e Guarabyra se separaram de Zé Rodrix e gravaram "Nunca" (1974), seu primeiro LP como dupla, tornaram-se imediatamente os ícones principais do que se convencionou chamar de rock rural, que mesclava ecos do Clube da Esquina com música sertaneja roots, baião, xote, xaxado e rock and roll, com um resultado final tipicamente brasileiro. 43 anos e 12 LPs mais tarde, a dupla segue fiel à mesma proposta musical com arranjos vocais sempre primorosos e um repertório de altíssimo gabarito. Não perca.




AZYMUTH
11 de Março - Sala Baden Powell - Rio

Com mais de 30 LPs em 45 anos de carreira, o Azymuth sobreviveu à morte recente de seu tecladista original José Roberto Bertrami a acaba de lançar um novo disco, “Fênix”, com Alex Malheiros no baixo, Ivan Conti “Mamão” na bateria e Kiko Continentino ao piano e teclados (piano). Vale uma conferida no trabalho desse grande grupo instrumental carioquíssimo.




IGOR PRADO BAND & RAPHAEL WRESSNIG
11 de Março – SESC Belenzinho – Sampa

O guitarrista Igor Prado está com tudo e não está prosa. Seu disco solo "Way Down South" (Felta Groove Records) foi muito bem recebido pela comunidade blueseira americana e europeia, o que lhe garantiu convites para participar em diversos festivais no ano passado. Só que nesta apresentação a tônica será um repertório baseado em "The Soul Connection", o álbum que ele gravou ao lado do tecladista austríaco Raphael Wressnig. Sem contar que Igor e sua banda são sempre a primeira opção de "banda cavalo" para grandes expoentes do blues que viajam sozinhos pelo mundo afora e que passam pelo Brasil. Vá sem susto.




CHICO BATERA
12 de Março - Sala Baden Powell - Rio

Chico Batera está de volta com um espetáculo com músicas de Tom Jobim e Carlos Lyra, além de clássicos do jazz. Considerado uma referência na performance com instrumentos como bateria, tamborim e cuíca, tocou em shows e gravações com nomes como praticamente Deus e o mundo todo. Mas seu trabalho solo raramente vêm à tona. Aproveitem a oportunidade.




HERMETO PASCOAL & HERALDO DO MONTE
11 e 12 de Março – SESC Pinheiros – São Paulo

Imaginem esses dois grandes mestres do lendário Quarteto Novo novamente juntos, e com o apoio luxuoso de seus filhos numa banda de primeira? Nirvana... e sem escalas, claro! Preparem-se para muita música nordestina misturada com jazz na anarquia musical bem humorada do bruxo Hermeto com o toque finíssimo do genial Heraldo. Desnecessário dizer para não perder sob hipótese alguma.









No comments:

Post a Comment