Thursday, March 30, 2017

DE ONDE SURGEM TANTOS ATORES? (por Eduardo Vieira)



Temos visto ultimamente, cada vez mais rápido, nomes que surgem a cada trabalho teledramatúrgico. Alguns bem talentosos, outros nem tanto.

Desde sempre houve atores novos que foram surgindo no decorrer da nossa teledramaturgia de todas as emissoras. Não podemos esquecer que a grande dama da televisão, Regina Duarte, por exemplo, começou na publicidade e logo depois, foi convidada por Walter Avancini para um papel importante de coadjuvante em A Deusa Vencida, novela de Ivani Ribeiro, ainda na TV Excelsior, ao lado de nomes já consagrados como Tarcisio Meira, Glória Menezes e Karin Rodrigues no elenco.



Nos anos 70, no auge da Rede Globo, houve um programa que tentou uma renovação dos atores de televisão. Comandado pelo cantor e apresentador Moacyr Franco, que dividia o palco com a atriz Pepita Rodrigues, ia ao ar aos domingos o Moacyr TV, um concurso que promovia a atores que queriam fazer televisão, oportunidades de conseguir papéis nas novelas da casa.

O Programa revelou talentos como a atriz Isis Koschdoski, Silvia Salgado e talvez a mais famosa Myrian Rios, antes de esta sonhar em ser esposa do cantor Roberto Carlos. Caio Castro: na Globo através do Caldeirão do Huck. O programa seguia os moldes que tínhamos ainda há algum tempo no Domingão do Faustão, no Caldeirão do Huck, e por pouco tempo, no Melhor do Brasil, na Record, ainda com Márcio Garcia. Os participantes reproduziam cenas famosas de novelas como EscaladaFogo sobre Terra, entre outras, com o cenário reproduzido nos palcos. Desse tipo de programa também surgiram nomes consagrados como Adriana Esteves, Flávia Alessandra, Gabriela Duarte, e gente que não teve tanta sorte, como a talentosa Cibele Larrama, vista na reprise de Mulheres de Areia.

Durante os aos 70 e 80 houve também, por uma lógica da arte, muitos atores que vieram do teatro para compor os elencos das telenovelas. Despontaram nomes como Louise Cardoso, Marieta Severo, (esta havia feito novela com Leila Diniz) Cristina Pereira, Sura Berditchewski, Debora Evelyn que, até então, não faziam outro veículo a não ser teatro e cinema. Esses nomes juntavam-se a veteranos que quase não trabalhavam mais em teatro, mas eram egressos de rádio como Eloisa Mafalda, Gilberto Martinho, Castro Gonzaga e atores mais afeitos mesmo à televisão Nivea Maria, Suzana Vieira, estas duas últimas bissextas em teatro.



Hoje, se fizermos um panorama de atores centrais nas novelas da Globo e da Record, encontramos bastante gente oriunda de Malhação, que já tem 22 anos de existência. Do programa vemos, desde o início, atores que firmaram suas carreiras, mais ou menos fortemente, por meio do programa televisivo, como o grande exemplo e ator disputado por diversos autores (mesmo que alguns tenham dúvidas de seu talento) Cauã Reymond. Acho até que nesse quesito houve uma novela que alçou esses atores, antes visto como descartáveis, em possíveis apostas da emissora: Páginas da Vida, do autor Manoel Carlos, que contava com Fernanda Vasconcellos e Thiago Rodrigues, em papéis centrais, e Marjorie Estiano em um personagem que em certo ponto até pela desorganização da linearidade da história, tomou para si as rédeas de alguns capítulos, provando que atrás do talento da vilã de Malhação, havia uma atriz com bastante técnica que por vezes roubava a cena com seus problemas com um pai alcoólatra, feito pelo excelente Eduardo Lago e o desamor de uma mãe, Nátalia do Valle.

Ainda houve um outro fenômeno altamente criticado pela classe artística: os modelos e manequins que “viravam” atores. Os atores podiam fazer propagandas, mas os modelos tinham de cortar um dobrado para “ousar” fazer dramaturgia, cursando ou não escolas de teatro. Houve casos que deram bastante certo como Maria Della Costa, Mila Moreira, outros que vimos bastante progresso como Vera Fischer, Betty Lago e ainda aqueles que continuam duvidosos como Silvia Pfeiffer, (talvez a figura mais emblemática da época dos modelos-atores) Victor Fasano e Maria Fernanda Cândido, bastante desiguais em suas performances, a meu ver.



Junto a esses atores também surgiram aqueles que vieram fazer minisséries, um gênero mais exigente, como Hilda FuracãoHoje é Dia de MariaCapituA Pedra do ReinoQueridos AmigosA Casa das Sete mulheresClandestinos, entre várias outras. Daí despontaram Ana Paula Arósio, Thiago Lacerda, Simone Spoladore, Camila Morgado, Mayana Neiva, Leonardo Medeiros, Werner Schuneman, Sabrina Greve, Carolina Oliveira, Luana Martau, e hoje a mais nova dessa turma de seriados, Leticia Persiles fazendo e muito bem a heroína de Amor, Eterno Amor.

Nem sempre as emissoras ou equipes de filmagem (o cinema é um gênero bastante seletivo no Brasil) conseguem absorver tantas pessoas que querem trabalhar em seus ofício, assim vemos atores completos em papéis bem coadjuvantes, porém trabalhando de igual pra igual com veteranos. Nem todos são reconhecidos, como por exemplo a excelente atriz que faz a empregada Raimundinha em Aquele Beijo, Lana Guelero, que veio de um documentário de Eduardo Coutinho chamado Jogo de Cena, que em si já é uma ode ao ato de interpretar. Também ressalto a ótima Flavia Guedes, que “brincava” em pé de igualdade com a grande Laura Cardoso em Araguaia, de Walter Negrão, que fazia Aspásia, um misto de empregada-agregada.

Observa-se hoje um menor preconceito da procedência do ator, se ele fez teatro ou cursos específicos para um veículo especial , entretanto percebe-se que vai pra frente com maior facilidade aquele que estudou ou que deseja um crescimento, por meio de informação, observação do comportamento humano, leitura de clássicos em que há sempre composições de personagens arquetípicos, filmes e peças, ou seja, aquilo que faz do profissional um ser consciente de seu ofício, seja este profissional principal ou coadjuvante.

Eduardo Vieira é um professor de Português,
mas é viciado em novelas e séries de TV
desde a mais tenra idade,
e acaba de unir forças
ao time de colaboradores
de LEVA UM CASAQUINHO
para escrever justamente
sobre esse assunto.
SO LONG FAREWELL
AUF WIEDERSEHEN
GOODBYE
VERÃO!

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