Friday, March 24, 2017

SAMPA-RIO WEEKEND (24 a 26 Março de 2017)



MONÓLOGOS PÚBLICOS
MASP Auditório - SAMPA
Sábados e Segundas 21hs/Domingos 20hs

A inquietação inspira o trabalho do ator, diretor e escritor Michel Melamed. A surpreendente realidade, mais que espanto, provoca sua imaginação e o resultado são espetáculos instigantes como Monólogo Público, que estreia nacionalmente no sábado, 18, no Auditório do Masp. Trata-se, claro, de um trabalho solo (por mais que esse termo tenha perdido sua força pelo uso desmesurado), em que o palco parece invadido por mais de uma pessoa. Monólogo Público marca o retorno de Michel Melamed ao formato do monólogo depois de dez anos - ele construiu sua Trilogia Brasileira com espetáculos como Regurgitofagia (2004), Dinheiro Grátis (2006) e Homemúsica (2007). Em todos, o artista consegue se inovar e não cristalizar. (Ubiratan Brasil, Estadão)



NADA
Teatro Poeira - Botafogo - RIO
Sábados e Segundas 21hs/Domingos 20hs

Memória é um termo chave para se pensar a montagem de "Nada", que Gilberto Gawronski leva ao palco do Teatro Poeira. É que, na colagem de textos de Anton Tchekov que conduz a narrativa da peça -- e onde, curiosamente, a palavra "nada" é a mais dita, com 29 citações -- um tanto da memória afetiva das pessoas envolvidas no projeto é jogada à luz. As atrizes Analu Prestes e Clarisse Derzié Luz, protagonistas do espetáculo, já participaram de montagens célebres de Tchekov nos palcos: Analu estava na versão de José Celso Martinez Correa para "As três irmãs", em 1972. Clarisse fez, em 1989, sob a direção de Paulo Mamede, "O jardim das cerejeiras". E o próprio Gawronski participou da montagem de "A gaivota" , direção de Enrique Diaz, 2006. O único estreante em um texto do autor russo é Renato Krueger, o que não deixa de ser um contraponto interessante. Trechos dos textos já interpretados no passado estão em cena na montagem do diretor, mas a trama tem como espinha dorsal os contos curtos “O canto do cisne” e “Malefícios do tabaco”. Analu e Clarice interpretam, respectivamente, um ator e seu ponto. Ambos passam a noite no teatro em que trabalham. Um não volta para casa por não ter quem o espere; o outro não tem uma casa para onde voltar. E, no delírio e na embriaguez, eles revisitam textos de Tchekov, numa colcha de retalhos que irá modificar a vida e a percepção dos personagens. São duas atrizes que interpretam dois homens que, por sua vez, interpretam homens e mulheres. E a cena se amplia com estes dois personagens se debruçando sobre o teatro, sobre si mesmos, sobre a solidão e a própria vida. (Paula Lacerda, O Globo)


SOM IMAGINÁRIO
24 de Março – SESC Pompéia – SAMPA

Criado no fim dos anos 60 para acompanhar Milton Nascimento, o grupo Som Imaginário ganhou vida própria e gravou três discos antológicos, até seu fim em 1974. Do rock progressivo e psicodélico com pitadas de latinidade do primeiro álbum, Som Imaginário (1970), passando pela MPB e o jazz, mais presente em Matança do Porco (1973), a turma de raízes mineiras deixou um rastro indelével no curso da música brasileira. Após breve reunião em 2012, com shows concorridos, os fundadores Wagner Tiso (piano), Robertinho Silva (bateria), Tavito (violão) e Luiz Alves (contrabaixo), além de Nivaldo Ornelas (sopros), que entrou no terceiro disco, junto ao mais recente integrante, Victor Biglione (guitarra), se encontram novamente neste sábado no SESC-Pompéia. No repertório, números dos três LPs originais da banda, gravados para a EMI-Odeon na primeira metade dos Anos 70.


GONG
24 e 25 de Março – SESC Belenzinho – SAMPA

Gong vem ao Brasil para o lançamento na América do Sul do primeiro disco da banda após a morte de Daevid Allen, "Rejoice! I'm Dead!". O álbum é uma homenagem ao ex-frontman e mentor do grupo. A banda de rock progressivo e psicodélico tem na sua formação Kavus Torabi (guitarra e vocais), Fabio Golfetti (guitarra e vocais), Dave Sturt (baixo e backing vocals), Ian East (saxes e flauta) e Cheb Nettles (baterista). Se você está entre os que imaginaram que o veterano grupo não fosse resistir à saída de cena de seu líder natural, prepare-se para uma surpresa. Uma atração à parte serão as projeções visuais de Jasper Johns, do Fruit Salad Lightshow. Vale uma conferida.


O GRANDE ENCONTRO com ELBA RAMALHO, ALCEU VALENÇA e GERALDO AZEVEDO
24 e 25 de Março – Fundição Progresso – RIO

Para comemorar as duas décadas do "Grande Encontro" original -- que também incluía Zé Ramalho --, os amigos Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo voltaram a se reunir para exibir um repertório que resiste bravamente à passagem do tempo. O resultado tem tudo para ser, no mínimo, sublime. Não perca, sob hipótese alguma. E olho vivo, leitores de Santos SP: dia 5 de Maio, esse show passa pela cidade, e os ingressos já estão a venda aqui


TAGORE
25 de Março – SESC Belenzinho – SAMPA

O show da Tagore traz densidade, com título inspirado na glândula localizada no cérebro humano, que em diversas culturas foi representada como nosso "Terceiro Olho", Pineal traz a fusão da psicodelia dos anos de 1960 e 1970 com a sonoridade futurista de bandas como Flaming Lips e Tame Impala. O sotaque pernambucano se mescla aos delays e sintetizadores dando origem a algo novo. A banda é composta por Tagore Suassuna (voz, violão e guitarra), João Cavalcanti (baixo e synth), Julio Castilho (guitarra e synt), Caramurú Baumgartner (voz, teclado e percussão) e Alexandre Barros (bateria).
No repertório, canções dos dois últimos discos da banda: "Movido a Vapor" (2014) e "Pineal" (2016).


LOS SEBOZOS POSTIÇOS
25 de Março – Circo Voador – RIO

O projeto que reúne alguns integrantes da Nação Zumbi foi montado para fazer uma homenagem à música criada por Jorge Ben antes que este mudasse para Benjor. A coisa acabou rendendo um bom disco e agora virou uma turnê. Se você, assim como eu, não se conforma daquele suingue intenso e perigoso de Jorge Ben ter-se transformado nesse pastiche ritmado e unidimensional dos discos de Jorge Benjor, aqui está a salvação. Divirtam-se!


GAL COSTA
25 de Março – Vivo Rio – RIO

Apesar de baiana, Gal Costa nunca sossega em termos artísticos. Raras vezes em sua carreira ela se acomodou a ponto de seguir uma mesma fórmula de sucesso por uito tempo. Muita gente se espantou com as experiências musicais de seu ousado LP Recanto (2011), produzido por Caetano Veloso e arranjado por Moreno Veloso, com uma levada roqueira eletrônica intensa. Mas basta olhar lá atrás para os primeiros LPs de Gal na Phillips para perceber que existe uma coerência implacável em seu "corpo de obra". Seu mais recente trabalho, Estratosférica, segue mais ou menos a mesma rota e reúne 16 canções de uma nova geração de artistas como Céu, Moreno e Zeca Veloso e Mallu Magalhães misturadas com novas pérolas de Tom Zé, Arnaldo Antunes, Marisa Monte e, claro, Caetano Veloso, que nunca pode faltar em seu repertório. Com seus cabelos longos e esvoaçantes e um vigor que pouco ou nada tem a ver com seus 70 anos de idade, Gal está com a corda toda no palco e em excelente forma. Sua banda atual é composta por: Pupillo (bateria, e também diretor musical), Maurício Fleury (teclado), Fábio Sá (baixo) e Guilherme Monteiro (guitarra).


FAR FROM ALASKA
25 e 26 de Março – SESC Vila Mariana – SAMPA

Com influências musicais das mais diversas, que vão de Tom Jobim a Nirvana, passando por Edit Piaf e por todo o rock mundial, essa estranhíssima banda de Natal, Rio Grande do Norte (RN), Far From Alaska, vai apresentar o repertório de seu primeiro álbum, modeHuman (2014), além de algumas novidades sob medida para os curtem a música pesada, densa, etérea, contundente e inclassificável desses rapazes. O grupo é formado por Emmily Barreto (vocais), Cris Botarelli (steel guitar, sintetizador e vocais), Rafael Brasil (guitarra), Edu Filgueira (baixo) e Lauro Kirsch (bateria). Ficou curioso? Então já sabe onde ir nesse sábado ou nesse domingo à noite.


GUINGA
25 e 26 de Março – SESC Pompéia – SAMPA

Guinga está de volta, e com um novo disco a tiracolo: "Canção da Impermanência", gravado e lançado mundialmente pelo selo alemão Acoustic Music Records. Se você gosta de Guinga, não pode -- e não vai -- perder. Mas se não o conhece direito, precisa conhecer urgentemente o trabalho desse grande violonista, cantor e compositor talentosíssimo e de uma elegância musical a toda prova. E atenção: convidados muito especiais podem aparecer inusitadamente no palco ao lado desse craque da música brasileira.




SO LONG FAREWELL
AUF WIEDERSEHEN
GOODBYE
VERÃO!

No comments:

Post a Comment