Monday, February 15, 2016

2 IMPRESSÕES SEMELHANTES DE DOIS CRÍTICOS DIFERENTES SOBRE "TIRANDO O ATRASO"


ROBERT DENIRO ESTÁ MAIS AVACALHADO DO QUE NUNCA EM "TIRANDO O ATRASO"

por Sérgio Prior
para www.setimaarte.iron.com.br 


A primeira informação fundamental para que você tenha uma idéia do que vai se deparar na telona atende por quem dirigiu está película. O inglês Dan Mazer é aquele mesmo que co-roteirizou "Borat - O segundo melhor repórter do Casaquistão viaja à América", que arrebatou um séquito de admiradores, assim como um grande número de detratores. Posto isso, você já está devidamente avisado que o humor a ser destilado oscilará entre o grosseiro e o inteligente.

Com a morte de sua esposa, Dick (Robert DeNiro) - que significa pênis em inglês -, se vê livre para correr atrás de uma vida sexual satisfatória. E o seu neto, Jason (Zac Ephron), o acompanhará numa jornada repleta de mulheres, drogas e excessos.

Aqui temos uma inversão do perfil dos protagonistas.

Enquanto Jason não passa de um advogado engomadinho prestes a se casar com a mulher escolhida pelo seu pai, rica e patricinha dos pés à cabeça, Dick aposta nas grandes aventuras sexuais com colegiais.

Na verdade, Dick que nunca havia sido um bom pai e avô, percebeu que o neto iria ser miseravelmente com o casamento com Meredith (Julliane Hough).

Força então Jason a acompanhá-lo até a Flórida.

Na viagem Dick fica vidrado em Lenore (Audrey Plaza), e Jason reencontra a colega da faculdade de fotografia, Shadia (Zoey Deutch), com quem dividia ideais da linha flower power, bem diferente do "modus correctus" que assumiu como advogado.

As críticas à atuação de Robert DeNiro têm sido quase unânimes. Como um dos maiores nomes do Panteão dos grandes de Hollywood pode descer tanto a ponto de ficar enfiando o dedo no bumbum do neto, sem contar com a cena em que mostra o pênis para o neto.

Além de arrecadar dinheiro com tais comédias, DeNiro demonstra o sarcasmo com sua própria carreira. Ponto pra ele. Não levar a carreira à sério demais me parece mais virtude do que defeito.

Quando ele canta um rap no videoke para
uma audiência exclusivamente negra e pergunta se pode usar a palavra "nigger" é simplesmente hilário.

Falando em música, é sensacional a cena em que Meredith canta "Because You Loved Me", de Celine Dion, no seu casamento, com uma apresentação em power point das peripécias orgiástica de Jason ao fundo.

O abuso de clichês e palavrões sem sentido comprometem o filme. Mas que dá para se divertir, isso com certeza.



VOVÔ DENIRO ESTÁ ESCRACHADÍSSIMO EM "TIRANDO O ATRASO"

por Roberto Bueno
para Observatório de Cinema


O premiado ator norte-americano Robert De Niro tem escolhido papéis com algumas semelhanças entre si. Geralmente, esses personagens exercem certa influência em outros da trama e, a maioria deles, são viúvos. Representar personagens parecidos entre si não é problema algum e não desmerece os filmes nos quais De Niro atuou. Este é o caso do mais recente filme dele que chega aos cinemas brasileiros, Tirando o Atraso.

A mulher do veterano do exército norte-americano, Dick Kelly (Robert De Niro), acaba de falecer. Seu filho, David (Jason Mantzoukas) e o seu neto, Jason (Zac Efron) vão ao velório. Dick e David não têm uma relação muito boa, porque o primeiro foi um pai ausente por causa do trabalho. Jason está estagiando como advogado e vai se casar em menos de uma semana com Meredith (Julianne Hough), filha de um dos sócios do pai no escritório de advocacia.

Dick pede ao neto, ao final do velório, que o leve para Flórida. Ele e a esposa sempre iam para lá nesta época do ano. Jason aceita e o avô pede a ele que o pegue no dia seguinte. Em uma das paradas, Jason reencontra uma colega de um curso de fotografia que fez, Shadia (Zoey Deutch).O que parecia uma simples viagem ao lado do avô que fazia tempo que não via, transforma-se numa louca aventura com alguém que Jason percebe não conhecer direito.

Esta comédia em forma de road movie é simples e despretensiosa. A história do filme foi escrita pelo estreante John Phillips. Ela não é ruim e tem uma premissa diferente. É puro entretenimento, mas, mesmo assim, há algumas brincadeiras com o politicamente correto e alguns toques sobre preconceito aos gays, por exemplo.

Tirando o Atraso foi dirigido pelo britânico Dan Mazer. Ele tem pouca experiência como diretor, porém já trabalha como roteirista e produtor de séries e filmes de comédia, como Da Ali G Show (2000) e Borat (2006). Ambas as produções são encabeçadas pelo ator e comediante Sacha Baron Cohen. Portanto, Mazer sabe trabalhar este estilo e consegue tirar dos atores e atrizes o tom certo da comédia.

Robert De Niro, desde Máfia no Divã (1999), tem cada vez mais feito comédias. Ele tem acertado mais do que errado em filmes desse tipo. Os personagens escolhidos por ele têm alguns aspectos semelhantes, mas conseguem revelar facetas diferentes do ator. O personagem de Tirando o Atraso é uma combinação de outros personagens já interpretados por De Niro e, por isso, ele atua com o pé nas costas.

Zac Efron, porém, não conseguiu dar veracidade ao seu personagem. Ele está meio falso. O seu personagem acaba servindo, apenas, para colocá-lo em situações nas quais pode ser explorado o seu corpo. A falsidade pode ter sido acentuada, porque o personagem é muito ingênuo e Efron não conseguiu acertar o tom exigido pelo personagem. Zoey Deutch, ao contrário dele, está muito bem no papel da jovem que sabe o quer e aproveita o que a vida lhe oferece.

A fotografia do filme feita pelo Eric Alan Edwards corresponde ao clima alto astral do longa. Tanto a coloração, quanto o posicionamento e a movimentação de câmera estão satisfatórias. Nada especial, porém, também, nada ruim. Assim como a edição feita pela Anne McCable também está bem feita. Sem inovações, mas sem tropeços.

A trilha sonora de Michael Andrews reforça o clima da história. Rápida e animada, ajuda – e muito – o público embarcar na história. Os momentos politicamente incorretos, em principio, parecem ofender alguns. Porém, conforme o filme continua, percebe-se que nem tudo é o que parece ser. John Phillips conseguiu brincar com a ideia de aparência e conta uma história leve, porém com algumas dedadas no público.




TIRANDO O ATRASO
(Dirty Grandpa, 2015, 104 minutos)

Direção
Dan Mazer

Roteiro
John Phillips

Elenco
Robert De Niro
Zac Efron
Aubrey Plaza
Julianne Hough
Zoey Deutch
Dermot Mulroney
Adam Pally



em cartaz nas Redes ROXY e CINEMARK



No comments:

Post a Comment