Friday, February 5, 2016

NOS 51 ANOS DE LAURA LINNEY, UMA BREVE RETROSPECTIVA COM SEUS MELHORES FILMES

por Chico Marques


Laura Linney é uma atriz absolutamente adorável. Linda, extremamente talentosa, avessa a estrelismos, contida, meticulosa. Quem a acompanhou nas três temporadas de "The Big C", que ela protagonizou, viu uma atriz fantástica em ação no topo de seus poderes. E não vai esquecer tão cedo do que viu.

Laura nasceu em Nova York, no dia 5 de fevereiro de 1964. Filha de Romulus Linney, respeitado ator da Broadway, cresceu em meio ao ambiente teatral e sempre se interessou pela arte da representação.

Estudou simultaneamente na Brown University e na Julliard School, e durante os cursos já estrelava e se destacava em espetáculos na Broadway, como A Gaivota e Seis Graus de Separação. Mas foi em Hedda Gabler, de Heirich Ibsen, que brilhou para valer pela sua performance. Nunca se fixou demais numa mídia só: passeava tanto pelo teatro quanto pelo cinema e pela TV.

Sua estreia no cinema foi em 1992, aos 28 anos de idade. Passou por vários papeis de pouco destaque até ganhar a cena em "The Truman Show" (1998). Mesmo tendo raras oportunidades como protagonista no cinema. isso não a impediu de ser indicada ao Oscar e ao Globo de Ouro por três vezes cada.

Mas para ela isso pouco importa. Prefere mil vezes ser ovacionada em Sundance do que nas Festas de janeiro e Fevereiro em Hollywood. Segue escolhendo seus papéis a dedo, sempre privilegiando filmes independentes e papéis nada óbvios. Sabe onde quer chegar. E não parece ter pressa.

Laura, para quem não sabe, foi mãe pela primeira vez aos 49 anos de idade, dois anos atrás. Isso com certeza explica muito a respeito da personalidade dela.

Laura Linney está comemorando 51 anos de vida e nós aqui comemoramos com uma pequena retrospectiva de seus melhores filmes. Em comum entre eles, apenas o fato de estarem todos disponíveis para locação nas estantes da Paradiso Videolocadora




T
O SHOW DE TRUMAN
(The Truman Show, 1998, 103 minutos, direção Peter Weir)
Truman Burbank (Jim Carrey) é um pacato vendedor de seguros que leva um vida simples com sua esposa Meryl Burbank (Laura Linney). Porém algumas coisas ao seu redor fazem com que ele passe a estranhar sua cidade, seus supostos amigos e até sua mulher. Após conhecer a misteriosa Lauren (Natascha McElhone), ele fica intrigado e acaba descobrindo que toda sua vida foi monitorada por câmeras e transmitida em rede nacional. Laura está simplesmente maravilhosa nesse seu primeiro papel de relevo no cinema.
AS DUAS FACES DE UM CRIME
(Primal Fear, 1996, 131 minutos, direção Gregory Hobbit)
Em Chicago, um arcebispo (Stanley Anderson) assassinado com 78 facadas. O crime choca a opinião pública e tudo indica que o assassino um jovem de 19 anos (Edward Norton), que foi preso com as roupas cobertas de sangue da vítima. No entanto, um ex-promotor (Richard Gere) que se tornou um advogado bem-sucedido se propõe a defendê-lo, sem cobrar honorários, tendo um motivo para isto: adora ser coberto pela mídia, além de ter uma incrível necessidade de vencer. Laura está ótima como a promotora do caso, que vai tentar levar o acusado à pena de morte. 
SOBRE MENINOS E LOBOS
(Mystic River, 2003, 137 minutos, direção Clint Eastwood)
Após a filha de Jimmy Marcus (Sean Penn) ser encontrada morta, Sean Devine (Kevin Bacon), seu amigo de infância, é encarregado de investigar o caso. As investigações de Sean o fazem reencontrar um mundo de violência e dor, que ele acreditava ter deixado para trás, além de colocá-lo em rota de colisão com o próprio Jimmy, que deseja resolver o crime de forma brutal. Há ainda Dave Boyle (Tim Robbins), que guarda um segredo do passado que nem mesmo sua esposa conhece. A caçada ao assassino faz com que o trio tenha que reencontrar fatos marcantes do passado, os quais eles preferiam que ficassem esquecidos para sempre. Laura está ótima como a mulher do atormentado Sean Penn, mas infelizmente aparece muito pouco no filme.
A VIDA DE DAVID GALE
(The LIfe Of David Gale, 2003, 130 minutos, direção Alan Parker)
David Gale (Kevin Spacey) é um professor que trabalha na Universidade do Texas e também um ativista contra a pena de morte. Até que, após o assassino de uma colega de trabalho (Laura Linney), Gale é injustamente acusado e condenado à pena contra a qual ele tanto combate. O caso chama a atenção de Elizabeth Bloom (Kate Winslet), uma jornalista que decide investigar a vida de Gale e também o sistema judicial que o condenou à pena de morte. Laura tem uma participação pequena, mas extremamente marcante no filme, que merece ser visto.
SIMPLESMENTE AMOR
(Love Actually, 2003, 130 minutos, direção Richard Curtis)
O novo Primeiro-Ministro da Inglaterra (Hugh Grant) se apaixona por uma de suas funcionárias, Natalie (Martine McCutcheon). Numa tentativa de curar seu coração, um escritor (Colin Firth) parte para o sul da França e lá acaba se apaixonando. Karen (Emma Thompson) desconfia que Harry (Alan Rickman), seu marido, a está traindo. Juliet (Keira Knightley), que se casou recentemente, desconfia dos olhares e intenções de Mark (Andrew Lincoln), o melhor amigo de seu marido. Sam (Thomas Sangster) tem por objetivo chamar a atenção da garota mais difícil da escola. Sarah (Laura Linney) enfim tem a grande chance de sair com Karl (Rodrigo Santoro), por quem mantém uma paixão silenciosa. Billy Mack (Bill Nighy) busca retomar sua carreira como astro do rock. A vida de todos estes personagens se entrelaçam e são modificadas pela presença do amor em suas vidas.
A LULA E A BALEIA
(The Squid And The Whale, 2005, 121 minutos, direção Noah Baumbach)
Brooklyn, 1986. Bernard Berkman (Jeff Daniels) já foi um romancista de grande sucesso, sendo que sua esposa Joan (Laura Linney) começa a despontar na área. Tanto Bernard quanto Joan já desistiram de seu casamento, com ambos deixando seus filhos, Walt (Jesse Eisenberg) e Frank (Owen Kline), à própria sorte. Para Walt esta situação serve como aprendizado e amadurecimento, mas para Frank trata-se de uma transição complicada pela qual será obrigado a passar. Grande filme da fazse inicial da carreira do hoje festejadíssimo diretor novaiorquino Noah Baumbach


No comments:

Post a Comment