Wednesday, February 17, 2016

KATE HEPBURN E GINGER ROGERS: PERFEITAS EM "NO TEATRO DA VIDA" (CineclubePagu19hs)

por Chico Marques


"No Teatro da Vida" (Stage Door) é a versão cinematográfica da RKO Pictures para a famosa peça da Broadway de George Kaufman e Edna Farber, e foi saudada pela crítica na época como um filme brilhante e um exemplo de adaptação bem realizada de uma peça teatral para o cinema. Quem não gostou nada dessas críticas extremamente positivas foi a dupla Kaufman e Ferber, que foram para Hollywood trabalhar no roteiro do filme, deram uma canseira dos diabos nos produtores, beberam tudo o que viram pela frente e não conseguiram produzir uma linha sequer que pudesse ser utilizada. No final das contas, ainda fugiram da California de volta para Nova York sem dar satisfação ao Estúdio. Quem salvou a pátria foi a dupla de roteiristas Morrie Ruskind e Anthony Veiller, que criaram um roteiro sensacional e acabaram sendo reconhecidos como os grandes responsáveis por esse acerto artístico, já que a direção de Gregory La Cava é apenas correta e convencional.

Ruskind e Beiller preservaram tudo o que puderam no texto original de Kaufman e Ferber. Colocaram frases inesquecíveis nas bocas do trio de atrizes Ginger Rogers, Katharine Hepburn e Gail Patrick. Hepburn faz a jovem, rica e idealista Terry Randall, que quer provar que pode chegar ao estrelato na Broadway sem precisar recorrer a seus poderosos contatos familiares. Ela vai morar em uma casa com vários outros atores aspirantes e está aparentemente preparada para lidar com os tropeços que sempre surgem na trilha do sucesso. Ginger Rogers e Gail Patrick já tem uma visão mais realista e objetiva, e estão dispostas a qualquer coisa para chegar onde querem chegar. E, juntamente com elas, vários outros aspirantes a atores e atrizes vão tentar chegar lá também, e pouquíssimos vão conseguir.
"Stage Door" é um filme datado, com a cara dos Anos 30, mas extremamente bem realizado e com sua dinâmica e seu charme original ainda intactos, o que garante uma revisão bastanete prazerosa. Detalhe: na ocasião do lançamento em Nova York no Radio City Music Hall, Frank S Nugent, crítico do The New York Times, foi extremamente elogioso ao filme e insistiu que, em nome do bom nome que George Kaufman e Edna Ferber tinham na cidade de Nova York, a dupla de teatrólogos deveria se retratar publicamente perante os produtores de Hollywood. Isso, claro, se tiverem um pingo de vergonha na cara.



NO TEATRO DA VIDA
(Stage Door, 1937, 92 minutos)

Direção
Gregory La Cava

Roteiro
Morrie Ryskind e Anthony Veiller
baseado na peça de
Edna Ferber e George S. Kaufman

Fotografia
Robert de Grasse

Edição
William Hamilton

Música
Roy Webb

Elenco
Katherine Hepburn
Ginger Rogers
Andrea Leeds
Adolphe Manjou
Gail Patrick
Constance Collier
Lucille Ball
Franklin Pangborn
Eve Arden
Ann Miller
Phyllis Kennedy





No comments:

Post a Comment