Wednesday, February 3, 2016

CHRISTIANE PELAJO ESTÁ DE VOLTA, AGORA COMO A BELA DA TARDE DA GLOBO NEWS



Francamente, é ridícula e provinciana ao extremo essa campanha difamatória que certos colunistas de TV da Imprensa Paulistana -- que são pagos para falar mal da TV Globo -- estão movendo contra a jornalista e apresentadora Christiane Pelajo.

Christiane é uma excelente profissional. Participou com muito destaque do time de jovens jornalistas que pôs a GloboNews no ar quase 20 anos atrás. Fez o Jornal da Globo ao lado de William Waack, com quem ela não tinha boas relações, por nada menos que 9 anos. Participou de grandes coverturas, como o funeral da Princesa Diana, a prisão de Saddam Husseim e a morte do Papa João Paulo II. Seu trabalho merece respeito.


Linda, opulenta, gostosona e simpática ao extremo, Christiane sempre teve um jeitinho deliciosamente desengonçado, típico de mulheres grandalhonas. Mas infelizmente ela nunca se encaixou no padrão de beleza cultivado pela emissora, e isso, de certa forma, inviabilizou sua tentativa recente de pular do Jornalismo da emissora para o setor de entretenimento, a exemplo de Pedro Bial, Fátima Bernardes, Patrícia Poeta e Thiago Leifert. 

Então, aos 44 anos de idade, ela sentiu que era agora ou nunca, e de certa forma provocou sua própria saída do Jornal da Globo depois de sofrer um acidente hípico. Ficou à disposição da direção da TV Globo, que, com receio de perdê-la para outra emissora, propôs que fazesse uma série de matérias especiais para o Jornal Nacional até o final de 2015. Paralelo a isso, deixaram vazar para a Imprensa que ela ganharia um programa próprio em 2016.


E então, no dia 1 de Fevereiro de 2016, finalmente anunciaram em detalhes a natureza do novo programa comandado por Christiane Pelajo. Trata-se do "Jornal Globo News – Edição das 16h", um telejornal com base em São Paulo que irá ao ar a partir de Março de segunda a sexta e terá 90 minutos de duração. Só que não irá ao ar pela TV Globo, e sim pela Globo News, onde Christiane começou sua carreira, o que foi considerado por alguns fofoqueiros de plantão como um "retrocesso profissional".

 Bobagem. Todo mundo sabe que a Globo News é formadora de mão de obra para a TV Globo, e serve como porta de entrada para jornalistas jovens e jornalistas que chegam de outras praças em busca de projeção nacional. Mas é inegável também que a emissora tem um projeto extremamente bem conduzido, tanto que, a cada ano que passa, ela parece menos com um laboratório de jornalismo e já pode se considerar um canal jornalístico 24 horas do mesmo gabarito da CNN e da BBC-World. Isso, com certeza, deve incomodar bastante tanto a Record News quanto a Band News, cujos projetos são uma piada se comparados ao da Globo News.

Ou seja: voltar a trabalhar por lá lá não é um "retrocesso" e nem um desmérito para nenhum profissional gabaritado.

Muito pelo contrário...


Sendo assim, só pode ser sacanagem quando um colunistazinho da UOL como esse Daniel Castro "decreta" que a Globo News é um "ferro velho", onde a TV Globo "deposita profissionais que não quer dispensar, mas que não tem mais como aproveitar em seu Canal aberto". Isso é desrespeitoso demais. Uma afirmação dessas chega a ser ridícula, na medida em que vem de um jornalista infame, despeitado e rancoroso, sem projeção e sem futuro na profissão. 

Mas não adianta: essa postura não vem de hoje, e é típica de certos setores da "Imprensa de Variedades" de São Paulo, que sempre são absolutamente condescendentes com qualquer tranqueira produzida pela Record ou pelo SBT, mas torcem o nariz para tudo o que vem da Central Globo de Produções, com as alegações mais estapafúrdias.

A quem essa gente quer enganar com essas atitudes?

Todos no meio sabem muito bem a quem esses "jornalistas de variedades" realmente servem... 


As chamadas do "Jornal Globo News – Edição das 16h" já estão no ar.

Nelas, é destacada a reformulação do noticiário, que passará a contar com um cenário amplo e pretende apostar na informalidade.

O jornal terá especialistas nas pautas do dia reunidos num palco amplo, e promete ser uma espécie de versão paulistana mais dinâmica do "Estúdio A", de Maria Beltrão, com mais reportagens e mais serviço.

“A ideia é ter um jornal jovem, um jornal moderno, assim como é São Paulo”, diz Christiane Pelajo, que não consegue esconder a satisfação em estar de volta à Globo News.

Como a cidade de São Paulo é cosmopolita o suficiente para receber de braços abertos apresentadoras vindas do Rio, e os telespectadores estavam pedindo há tempos por um programa jornalístico paulistano no canal, que opera prioritariamente do Rio e de Brasília, todos esses fatores parecem estar convergindo no momento certo, às vésperas do aniversário de 20 anos da Globo News.

Eu, Odorico Azeitona, estou torcendo pelo sucesso do "Jornal Globo News – Edição das 16h", assim como estou torcendo para que Christiane Pelajo acerte a mão logo de cara na condução do programa. Gabarito para isso ela tem de sobra. Vai ser uma deleite e tanto para vagabundos semi-desempregados como eu acordar da soneca pós-almoço -- a "siesta" da cada dia -- e dar de cara com o sorriso adorável de Christiane na tela da TV. Acreditem: dá para ser feliz assistindo TV.

A estreia do "Jornal Globo News – Edição das 16h" está programada para Março. E ai do fofoqueiro de plantão que resolver fazer campanha contra. Não vai gostar nem um pouco de sentir o cano frio da minha 357 na barriga e de ouvir sair da minha boca a frase: "Go ahead, punk, make my day..." 




Odorico Azeitona é encrenca,
é bom tomar cuidado

Ele escreve toda semana
em LEVA UM CASAQUINHO



No comments:

Post a Comment