Friday, February 19, 2016

O SAUDOSO ATOR INGLÊS ALAN RICKMAN COMEMORARIA 70 ANOS NESTE DOMINGO

por Chico Marques


O ator inglês Alan Rickman morreu no dia 14 de Janeiro deste ano.

Teve uma carreira extremamente bem sucedida e ganhou uma quantidade considerável de prêmios importantes.

Levou para casa o Globo de Ouro e o Emmy de Melhor Ator em Minissérie por "Rasputin", em 1997.

Por "Robin Hood", recebeu o Bafta de ator coadjuvante.

Mas foi por conta da série Harry Potter, onde interpretava o fascinante Professor Severus Snape, que ganhou a imensa maioria dos prêmios que recebeu.

Infelizmente, Mr. Rickman não viveu o suficiente para concorrer a um Oscar.
Nascido em 21 de fevereiro de 1946 no bairro londrino de Hammersmith, seu interesse pela arte dramática começou quando estudava no prestigiado colégio Latymer School de Londres, onde participou de várias produções escolares.

Mr. Rickman estudou na Real Academia de Arte Dramática de Londres, na qual foi aceito após interpretar uma passagem de "Ricardo III", de William Shakespeare.

A partir de então, iniciou uma brilhante carreira como ator.

No teatro, ficou famoso com "As Amizades Perigosas", de Choderlos de Laclos, adaptada por Christopher Hampton e dirigida por Howard Davies.
Mr. Rickman dirigiu dois filmes: "Momento de afeto" (1997) e "Um Pouco de Caos" (2014), e deixou dois trabalhos inéditos aguardando estreia para este ano.

Ele fez a voz da lagarta em "Alice Através dos Espelhos".

E ele atuou em "Eye in the sky", um filme sobre um piloto de drone, onde contracena com sua velha e querida amiga Helen Mirren e com Aaron Paul.

Sua vida pessoal era extremamente reservada.

Até por isso, Mr. Rickman surpreendeu a classe artística quando, em 2015, revelou ter-se casado com sua namorada do tempo de colégio, Rima Horton, após 50 anos de convivência.
Nos aniversário de 70 anos de nascimento de Alan Rickman, LEVA UM CASAQUINHO saúda esse ótimo ator relembrando 5 ítens menos conhecidos de sua filmografia.

Em comum entre eles, apenas o fato de estarem todos disponíveis para locação nas estantes da Paradiso Videolocadora.




JOGOS DE PAIXÃO
(An Awfully Big Adventure, 1995, direção Mike Newell)
A atriz de teatro Stella (Georgina Cates), que fala com a sua mãe morta pelo telefone, se junta a uma trupe de teatro na inglaterra de 1947. O diretor da trupe Meredith Potter (Hugh Grant) é um manipulador. Stella se apaixona por ele, mas ele não corresponde e ainda a empurra para o astro da trupe P.L. O'Hara (Alan Rickman). Uma comédia deliciosa do mesmo diretor de "Quatro casamentos e Um Funeral", com ótimas interpretações de Grant e Hickman.
HERÓIS FORA DE ÓRBITA
(Galaxy Quest, 1999, 102 minutos, direção Dean Parisot)
Em uma série de televisão chamada "Galaxy Quest", muito semelhante a "Star Trek", os tripulantes da nave NSEA Protector realizaram perigosas missões e se envolveram em inúmeras aventuras durante os quatro anos em que esteve em produção. Agora, 20 anos após o cancelamento da série chamada "Galaxy Quest", seus atores ainda vivem da fama do seriado em convenções de fãs de ficção-científica, onde comparecem caracterizados como os personagens da trama. O que ninguém suspeita é, entre os fans da série, existam alienígenas de verdade que captavam os sinais de televisão e acreditavam que aquilo tudo fosse verdadeiro. Quando estes aliens se envolvem em uma guerra intergalática, resolvem sequestrar todo o elenco da série para ajudá-los no conflito. Uma comédia engraçadíssima, onde Tim Allen, Alan Rickman e Sigourney Weaver fazem de tudo para não decepcionar seus fãs intergaláticos.
O JULGAMENTO DE PARIS
(Bottle Shock, 2008,110 minutos, direção Randall Miller)
Baseado em fatos reais, o filme retrata os primeiros tempos da indústria do vinho em Napa Valley nos anos 70, e que culminou com a vitória da vinícola californiana Chateau Montelena na competição internacional de melhor vinho em 1976, em Paris, o que acabou colocando a região no mapa dos melhores produtores da bebida. Com Alan Rickman, Chris Pine, Bill Pullman e Racheal Taylor no elenco. Vale uma conferidapara quem tiver algum interesse em vinhose nas paisagens belíssimas do Norte da California.
UM GOLPE PERFEITO
(Gambit, 2013, 89 minutos, direção Michael Hoffman)
O curador de arte Harry Deane (Colin Firth) bola um meticuloso plano para enganar Lionel Shabandar (Alan Rickman), o homem mais rico da Inglaterra e um ávido colecionador de arte, convencendo-o
 a comprar um quadro falso de Monet. Para servir de isca do seu comprador, ele recruta uma rainha de rodeios texana (Cameron Diaz) para atravessar o oceano e se passar por uma mulher cujo avô teria salvado a pintura no final da Segunda Guerra Mundial. Essa trama completamente maluca só poderia ter saído das cabeças dos Irmãos Joel e Ethan Coen, que assinam o roteiro. Engraçadíssimo. Não deixe de ver.
UMA PROMESSA
(A Promise, 2013, 98 minutos, direção
Patrice Leconte)
Alemanha, 1912. Um jovem diplomata (Richard Madden) ingressa no serviço administrativo de uma usina siderúrgica. Por conta do seu bom trabalho, seu patrão (Alan Rickman) o contrata para o posto de secretário particular. Conforme os dias passam, ele conhece e se aproxima da esposa (Rebecca Hall) do chefe, apaixonando-se perdidamente por ela. Ele recebe a missão de ir ao México repentinamente e, ao anunciar sua partida, a mulher entra em desespero, realizando que ambos se amam. Sendo assim, fazem uma promessa de amor: um dia ele irá retornar e os dois finalmente ficarão juntos. Um filme belíssimo rodado em Inglês pelo talentosíssimo Patrice Leconte, possivelmente o melhor diretor de cinema da França nos últimos 25 anos. Não perca sob hipótese alguma.



No comments:

Post a Comment