Tuesday, February 2, 2016

COMO APRENDI A PARAR DE ME PREOCUPAR COM O AEDES AEGYPTI E A AMAR O VÍRUS ZIKA



Acreditem, eu posso ser o primeiro caso de Zika de Santos.

A cidade ainda não tem nenhum registro da doença e eu estou com 6 dos seus 7 sintomas clássicos:

1. estado sub-febril até 2 dias (exatamente isso)

2. manchas na pele em 90 a 100% das vezes até o segundo dia (na mosca)

3. dor moderada nos músculos e na articulação (sim)

4. dor de cabeça (também)

5. coceira intensa (sim, muita)

6. hipertrofia ganglionar (sim, na glândula do pescoço)

7. inflamação nos olhos (não tive ainda)


Como estou vivendo uma nova e curiosa fase financeira (que me fez priorizar a sobrevivência, e paradoxalmente eliminar o plano de saúde), procurei a Policlínica Municipal do Gonzaga (o meu bairro) para saber se é de fato Zika ou não (muito mais por uma questão de saúde pública do que por desconforto, até porque a doença não é tão perturbadora assim).

Fiz o meu cadastro e tive a surpreendente notícia de que seria atendido no dia 09 de março.

A menina disse que tem uma UPA num bairro relativamente próximo que poderia me atender, mas que não fariam exames lá, só aqui na policlínica.

Ou seja, sem exame, nada de confirmação.

Como a doença deixa de ter sintomas em no máximo uma semana, jamais saberei se fui o primeiro caso de Zika na cidade.

Nem eu, nem a saúde pública.

Fiquei triste. Já me imaginava dando entrevista na televisão, famoso por ser a primeira vítima da doença e a milionésima do ineficiente serviço de zoonose da cidade.

Mas uma coisa ainda me preocupa: o risco de eu engravidar.


Nota do Editor:
Esse texto foi postado por Antonio Luiz Nilo
no Facebook na segunda, dia 1 de Fevereiro.
Como o achamos muito divertido e espirituoso,
propusemos a ele republicá-lo aqui.
Ele topou de imediato, e com isso livrou-se
de enviar um texto novo amanhã pela manhã.
Nós de LEVA UM CASAQUINHO seguimos na torcida
para que Antonio Luiz não esteja grávido. 

Antonio Luiz Nilo nasceu em Santos, 
e é redator publicitário e diretor de criação
há quase 30 anos,
com prêmios nacionais e internacionais.
Circulou a trabalho por todo o país,
com paradas prolongadas em Brasília,
Belo Horizonte e Salvador.
Publicou em 1986, o livro de poemas
"Poemas de Duas Gerações", 
e, mais recentemente, o romance
"Ascensão e Queda de Pedro Pluma"
(disponível para venda em alnilo@gmail.com).
Além disso, atuou como cronista
para o diário Correio da Bahia.
De volta a Santos desde 2013,
Antonio Luiz Nilo segue sua trajetória
cuidando de Projetos Especiais na Fenômeno Propaganda
e como sócio-diretor da Agência de Textos
TP - Texto Profissional.


No comments:

Post a Comment