por Ediel Ribeiro
Rudolph Dirks
Originalmente chamados Katzenjammer Kids, depois Hans and Fritz, no Brasil eles ficaram conhecidos como Os Sobrinhos do Capitão.
Criados por Rudolph Dirks (1877-1968), como personagens de uma tira cômica para o The New York Journal, os dois moleques estrearam no dia 12 de dezembro de 1897, no The American Humorist, o suplemento de domingo do jornal e continuam tendo suas aventuras publicadas até hoje em alguns jornais norte-americanos.
Hans e Fritz são dois pestinhas, que vivem numa colonia alemã em uma ilha tropical.
A principal ocupação dos dois é praticar travessuras, que têm como alvos principais a Mama (ou Mama Chucrutz, como ficou apelidada no Brasil), o Capitão (que vive na pensão da Mama) e o Coronel, um inspetor escolar da ilha, amigo do Capitão.
No Brasil foram sucesso em tiras de jornais e tiveram suas histórias editadas em gibis.
Muitas das aventuras envolviam as famosas tortas preparadas pela Mama e roubadas por Hans e Fritz (e às vezes pelo próprio Capitão) enquanto esfriavam na janela.
A dupla de arteiros é inspirada em um par de travessos alemães ainda mais antigo (Max e Moritz), criado por Wilhelm Bush, em 1860.
Rebatizados como Juca e Chico, Max e Moritz tiveram suas aventuras traduzidas no Brasil por Olavo Bilac, em 1915 (livro completo em facsimile aqui).
É curioso lembrar que apesar do nome da série no Brasil, os meninos não são sobrinhos do Capitão.
Ele só aparece nas histórias a partir de 1902, como um náufrago que acaba se radicando na ilha.
No comments:
Post a Comment