Wednesday, March 2, 2016

BOFETADA DO PASSADO: AS TIRINHAS DE HANS E FRITZ, OS INFERNAIS SOBRINHOS DO CAPITÃO

por Ediel Ribeiro



Rudolph Dirks Originalmente chamados Katzenjammer Kids, depois Hans and Fritz, no Brasil eles ficaram conhecidos como Os Sobrinhos do Capitão.

Criados por Rudolph Dirks (1877-1968), como personagens de uma tira cômica para o The New York Journal, os dois moleques estrearam no dia 12 de dezembro de 1897, no The American Humorist, o suplemento de domingo do jornal e continuam tendo suas aventuras publicadas até hoje em alguns jornais norte-americanos.

Hans e Fritz são dois pestinhas, que vivem numa colonia alemã em uma ilha tropical.

A principal ocupação dos dois é praticar travessuras, que têm como alvos principais a Mama (ou Mama Chucrutz, como ficou apelidada no Brasil), o Capitão (que vive na pensão da Mama) e o Coronel, um inspetor escolar da ilha, amigo do Capitão.






No Brasil foram sucesso em tiras de jornais e tiveram suas histórias editadas em gibis. Muitas das aventuras envolviam as famosas tortas preparadas pela Mama e roubadas por Hans e Fritz (e às vezes pelo próprio Capitão) enquanto esfriavam na janela.

A dupla de arteiros é inspirada em um par de travessos alemães ainda mais antigo (Max e Moritz), criado por Wilhelm Bush, em 1860.

Rebatizados como Juca e Chico, Max e Moritz tiveram suas aventuras traduzidas no Brasil por Olavo Bilac, em 1915 (livro completo em facsimile aqui).




É curioso lembrar que apesar do nome da série no Brasil, os meninos não são sobrinhos do Capitão.

Ele só aparece nas histórias a partir de 1902, como um náufrago que acaba se radicando na ilha.



No comments:

Post a Comment