por Chico Marques
Com tantos restaurantes orientais pipocando em todos os cantos do Brasil ao longo dos últimos anos ostentando cardápios rigorosamente idênticos, fica no ar a pergunta: é possível surgir a essa altura do campeonato um restaurante desse tipo com um cardápio repleto de itens originais, desafiando o público aparentemente tradicionalista desse tipo de casa?
A resposta é sim.
O Quilha Fresh Food, recém-aberto na Azevedo Sodré, bem ao lado da Hamburgueria Santista (dos mesmos proprietarios), é um belo exemplo disso. Num ambiente extremamente acolhedor, o Quilha aposta num conceito eclético de gastronomia oriental, funcionando como restaurante à la carte no jantar e como buffet por quilo no horário do almoço, reinventando sushis e hossomakis clássicos com criatividade e bom humor e colocando-os lado a lado com receitas indianas, tailandesas, havaianas e de vários pontos do Pacífico Sul.
Esse conceito híbrido foi providencialmente batizado com o termo "fresh food" (comida fresca) pela co-proprietária da casa Maíra Pabst, jornalista especializada em Surf, que por vários anos circulou pelos Campeonatos dessa modalidade esportiva no mundo inteiro e, boa repórter que é, pesquisou a maioria dessas receitas in loco, anotou tudo bem anotadinho e guardou para usar no momento certo.
Ou seja: agora.
Desde que abriu as portas algumas semanas atrás, o Quilha Fresh Food está sempre cheio para o almoço -- em parte graças à ação promocional realizada para o lançamento da casa, mas principalmente por conta do boca a boca, que está funcionando bem. Claro que o ineditismo (em Santos) de alguns ítens do cardápio e o preço bem menos salgado que o dos outros restaurantes orientais da cidade ajudam bastante nisso.
Entre as curiosidades nas bandejas localizadas logo na entrada do Quilha Fresh Food, podemos citar duas maravilhas gastronômicas irresistíveis: o Poke Havaiano, com peixe cru temperado com óleo de gergelim, e o Arroz Verde Amarelo, preparado com curry, leite de coco e ervilhas. Tem ainda curiosidades deliciosas como o Tonkatsu (lascas de lombo de porco quase torradas), o Ceviche de Polvo e a inusitada Salada de Quinoa. Ah, não deixem de experimentar os croquetes de salmão com molho de pimenta sriracha: são especialíssimos.
Tudo isso, mais a conversa agradável e a simpatia a toda prova de Maíra Pabst, que faz as honras da casa, funciona como um convite para voltar ao Quilha Fresh Food muitas e muitas vezes.
Experimente e surpreenda-se.
Experimente e surpreenda-se.
P.S. Momento History Channel:
Tem muita gente que acha que sushis e hossomakis são comidinhas milenares. É um engano. Não são nem mesmo centenárias. Até a Segunda Guerra Mundial, esses bolinhos de arroz com um sashimi por cima simplesmente não existiam na culinária japonesa. Existia apenas o sashimi, esse sim quase milenar. Antes do advento das geladeiras, os peixes recém-pescados na Costa Japonesa eram tradicionalmente conservados em barris enormes cheios de arroz e água, que criavam o vinagre necessário para conservar as peças de atum e de outros peixes graúdos. Cumprida a função de preservar os peixes, a água e o arroz eram simplesmente jogados fora, sem nenhuma perspectiva de reutilização. Mas com as restrições impostas pelos tempos de Guerra, no entanto, os japoneses viram-se obrigados a começar a reaproveitar aquele arroz que antes era jogado no lixo. Daí, alguns cozinheiros mais criativos soltaram a imaginação e... deu no que deu.
QUILHA FRESH FOOD
Rua Azevedo Sodré, 81
Boqueirão Santos SP
Aberto de Terça a Sexta
12 às 15 horas - 19 às 24 horas
Sábados, Domingos e Feriados
12 às 24 horas
Ar Condicionado
Muito bom...
ReplyDeleteMuito bom...
ReplyDelete